quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Cartilha sobre moradia orienta pessoas refugiadas e migrantes no Brasil

 Cartilha sobre Acesso à Terra e à Moradia para Pessoas Refugiadas e Migrantes no Brasil está disponível em português e em espanhol. Objetivo é ajudar no acolhimento dessa população no país

cartilha sobre moradia para refugiados e migrantes
Foto: Adobe Stock | Licenciado

Por: Juliana Lima

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com as Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Pará (DPE-PA), acaba de lançar uma cartilha sobre moradia voltada a pessoas refugiadas e migrantes no Brasil.

Cartilha sobre Acesso à Terra e à Moradia para Pessoas Refugiadas e Migrantes no Brasil aborda diversos assuntos, como: o direito à moradia previsto na Constituição Federal do Brasil e em instrumentos normativos internacionais; as diferenças entre imóveis rurais e urbanos; os conceitos de propriedade e posse; os direitos e deveres de inquilinos e locatários e as normas que regem essa relação contratual no Brasil.

Segundo a ACNUR, a cartilha sobre moradia para pessoas refugiadas e migrantes foi elaborada para responder a uma demanda dessa população no Brasil. Para a Agência, o acolhimento dessas pessoas no Brasil é dificultado pela situação de vulnerabilidade em que elas já se encontram ao chegar no país, e também pelo desconhecimento da legislação local.

Dessa forma, de acordo com a ACNUR, essas pessoas acabam por “ocupar espaços de forma irregular ou são ludibriados em transações de aluguel e compra de imóveis”. Para ajudá-las, a cartilha enfatiza também o direito à não discriminação garantido a pessoas refugiadas e migrantes, assim como os procedimentos relacionados à regularização fundiária no Brasil.

A cartilha sobre moradia par30a pessoas refugiadas e migrantes no Brasil está disponível em português e em espanhol, que tem foco na população refugiada e migrante, inclusive indígena, da Venezuela no país. Segundo a ACNUR, a cartilha ganhará novas traduções em breve para também ser útil a pessoas de outras nacionalidades que vivem no país.

observatorio3setor.org.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário