quinta-feira, 17 de maio de 2018

Virada da Poesia Grupo Alma Guarani do Paraguai na Casas das Rosas



Além de celebrar o diálogo entre poesia, literatura e outras artes, esta 14ª edição da Virada da Poesia contemplará o tema da “Migração” – adotado pela Rede de Museus-Casas Literários em 2018 –, com apresentações que revelarão a influência dos movimentos migratórios modernos sobre a vida cultural da cidade.

GRUPO FOLKLORICO ALMA GUARANI

O trabalho do grupo Alma Guarani  é divulgar a cultura paraguaia através da dança que reúne crianças, jovens e adultos  que são  residentes e descendentes paraguaios   em São Paulo.  Apresentarão danças tradicionais e folclóricas, ao som de "Arpas y Guitarras", enquanto o professor Lucino Rodríguez Baroffi dará vez e voz à poesia e à literatura paraguaias.

Domingo as16 hrs. 

Endereço : Av. Paulista, 37 – Paraíso

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

 Programação de Domingo

Às 10h:

LAILA E SEUS AVÓS ÁRABES: QUATRO HISTÓRIAS, QUATRO MODOS DE VIDA
Com Márcia Dib e Willian Bordokan
Laila é brasileira, mas seus quatro avós são árabes, nascidos em lugares diversos: um veio do deserto, outro da cidade grande, uma era camponesa e outra morava ao lado de um grande rio.. Nesta apresentação, Laila conta como eram suas vidas e o que aprendeu com eles, procurando mostrar que ser árabe pode abranger muitos jeitos de viver e pensar.

Às 11h30:

CIA. BALLET DE CEGOS FERNANDA BIANCHINI
Para o segundo dia de Virada da Poesia, a Cia. Fernanda Bianchini apresenta a coreografia Olhando para as Estrelas.

Às 12h:

SHOW PESSOA EM MIM
Por Joana Reais e Leo Costa
Esta apresentação procura traduzir em linguagem musical o universo multifacetado de Fernando Pessoa, um dos maiores poetas português do séc. XX.

Às 14h:

GRUPO APOLO DE DANÇAS GREGAS
O espetáculo apresentará danças folclóricas das aldeias da Grécia Central e de ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo, além de danças populares presentes nos cais e tavernas urbanas. Ao final, os dançarinos proporão a participação do público na dança circular “Balos”.

Das 14h às 17h:

PEGUE LIVROS
Durante a Virada, a Casa fará uma edição especial dessa atividade, que consiste na distribuição gratuita de livros – até três exemplares por pessoa –, de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio. Também serão distribuídos CDs de música.


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário