O Seminário Internacional Migrações: religiões e espiritualidades e XXII Simpósio de História da Imigração e Colonização acontecem de 21 a 23 de setembro, no Rio Grande do Sul. Os eventos têm como foco propor a discussão do impacto provocado pelas migrações sobre religiões e espiritualidades e como religiões e espiritualidades impactaram regiões colonizadas por migrantes em âmbito internacional. As inscrições podem ser feitas até 21 de setembro.
Organizado pelo Programa de Pós Graduação em História - UNISINOS, em parceria com o Instituto Histórico de São Leopoldo, a temática da presente edição enfatiza religiões e espiritualidades e possibilitará inúmeras abordagens, a exemplo do que vem sendo feito na pesquisa, na escrita e na análise da história da imigração e da colonização.
Objetivos:
- Proporcionar ambiente de debate em torno do tema proposto para o evento, permitindo a interação ente historiadores de alcance internacional e nacional com jovens pesquisadores, bem como, com a comunidade em geral que se interessa pelos estudos imigratórios;
- Analisar o tema proposto sob a luz de diversas abordagens, mapeando as mais recentes produções sobre as religiões e espiritualidades no âmbito da imigração;
- Possibilitar a interação através da apresentação de trabalhos na forma de comunicações, proporcionando a discussão e troca de ideias entre os participantes.
Ministrantes
- Klaus Koschorke (Ludwig-Maximilians-Universität - Alemanha)
- Gianpaolo Romanato (Università Degli Studi di Padova - Itália)
- Lauri Emilio Wirth (Universidade Metodista de São Paulo)
- Oneide Bobsin (EST)
- Renata Siuda-Ambroziak (Universidade de Varsóvia - Polônia)
- Martin Norberto Dreher (IHSL)
- Ricardo Rieth (ULBRA)
- José Oscar Beozzo (Instituto de Teologia de São Paulo)
Programação completa do evento, que acontece na unidade Unisinos - São Leopoldo, e mais informações na página da Unisinos.
Unisino
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário