Nesta sexta-feira, 5, no salão de convenções do Ritz Hotel, ocorreu a 2ª Conferência Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada de Juiz de Fora, promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A conferência é uma etapa preparatória para a construção do Plano Municipal de Políticas para esta parcela da população.
Cento e quarenta pessoas, entre migrantes e representantes do governo, promoveram durante todo o dia um debate e grupos de trabalhos segmentados para fortalecer ações em favor desta população, e construir, de modo democrático, transversal e intersetorial, o Plano Municipal.
A 2ª conferência foi realizada por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e do Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada.
A coordenadora do comitê de elaboração e acompanhamento do Plano Municipal da SEDH, Fabiana Rabelo, destacou a participação popular na conferência e falou das próximas etapas. “Tivemos uma participação expressiva de migrantes e refugiados. Nos grupos foram tiradas as propostas importantes para nortear o plano municipal que serão sistematizadas pelo comitê. A partir daí, vamos fazer um documento que será entregue à prefeita para passarmos a implantação. Até o final do ano teremos o plano municipal que irá nortear as diretrizes e as políticas”.
A assistente de projetos na Organização Internacional para Migrações (OIM), Anelise Dias, lembrou que o acompanhamento da entidade é feito desde o início do diagnóstico e da definição de prioridades. “Essa conferência, assim como a política e o plano estão entre as prioridades que foram definidas junto à plataforma MigraCidades no ano passado. Estamos muito felizes de participar desta etapa e perceber a intensa participação de migrantes e também da sociedade civil e da gestão. Esperamos um plano com ações efetivas para a população”.
.pjf.mg.gov.br
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário