terça-feira, 23 de agosto de 2022

Imigração: o que é e as causas

 


Você sabe o que é imigração? O termo remete à entrada de um ou grupo de estrangeiros em uma nação. O nome tem origem no latim "immigratus" cujo significado é "se mudar para". Nesse caso, são considerados imigrantes aqueles que entram em uma região estrangeira ou em um Estado longe do habitual, com o objetivo de permanecer, independente da causa ou do movimento ser voluntário ou forçado.


As pessoas que viajam para outro(s) país(es) diferente(s) da origem, na condição de passageiro e/ou turistas, não são imigrantes. Isso porque o termo faz referência a quem estabelece residência fixa em uma região não nativa. Existem alguns livros sobre refugiados e imigrantes que ajudam a entender o conceito.

As causas da imigração


• Causas da imigração

Seja espontâneo ou forçado, diferentes motivos podem ocasionar imigrações. A decisão de uma pessoa se deslocar para outra região que não é a sua origem pode ser motivada por fatores como:

• Guerras e conflitos políticos

Muitas pessoas são obrigadas a se deslocarem para outra região em função de guerras e conflitos políticos. Existem locais que possuem guerras civis (em uma mesma nação) ou guerra entre países distintos que, na maioria dos casos, resultam em feridos e até mortes de inocentes. Para evitar consequências, a população recorre ao deslocamento.

Imigrantes em deslocamento.

Busca por emprego é uma das causas da imigração. (Ilustração: Adobe Stock)


• Economia

Uma das causas da imigração diz respeito à economia. Existem regiões com péssimas condições econômicas que levam as pessoas a se deslocarem para outros locais em busca de melhores oportunidades de emprego e condições de vida digna. Há também regiões que incentivam a imigração com objetivo de manter a competição no mercado, como é o caso do Canadá.

• Perseguição religiosa

No Brasil, a Constituição Federal garante a liberdade de consciência e de crença, além de assegurar o livre exercício dos cultos religiosos. Essa, porém, não é a realidade de muitas regiões no mundo. Há locais com regimes autoritários que proíbem as pessoas de exercerem a crença e, aqueles que não obedecem, sofrem perseguições e até são assassinados. Em busca da liberdade religiosa, a decisão de migrar é vista como a saída.

• Desastres naturais

Os desastres naturais também são razões que explicam o deslocamento geográfico das pessoas. Muitas são obrigadas a deixarem suas casas em função de mudanças climáticas e até por fenômenos da natureza como tsunamisciclones e terremotos. Com base na organização internacional IDMC (Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno), as nações mais pobres estão entre mais vulneráveis a desastres ambientais por ter menos recursos de enfrentamento.

• Outra causa

Muitas pessoas também são forçadas ou optam pela imigração com o objetivo de buscar oportunidades de estudo. Para esses casos, é importante que as instituições estejam preparadas para a promoção da diversidade nas escolas, com o objetivo de incluir alunos, de diferentes culturas, crenças e valores, na convivência com o novo espaço educativo.



Dados sobre refugiados


De acordo com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), 89,3 milhões de pessoas em todo o mundo foram deslocadas à força no final de 2021. Isso aconteceu por motivos como: conflito, violência, perseguição, violação de direitos humanos ou ações que perturbem gravemente a ordem pública.

Entre os principais países de acolhida estão:

• Turquia (3,8 milhões de refugiados);
• Colômbia (1,8 milhões de refugiados);
• Uganda (1,5 milhões de refugiados);
• Paquistão (1,5 milhões de refugiados);
• Alemanha (1,3 milhões de refugiados).

Inclusão à educação


As pessoas que sonham em voltar a estudar, mas não possuem condições de arcar com o valor integral das mensalidades, podem encontrar por meio do Educa Mais Brasil a oportunidade de estudar com menor custo. O programa de inclusão à educação dispõe de chances especiais para diferentes níveis do conhecimento como: graduaçãopós-graduaçãocursos técnicos e muito mais.

educamaisbrasil.com.br
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário