A Rede de Cooperação UNESCO/UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial), sediada no Memorial da América Latina, promove o Seminário Internacional “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”, no próximo dia 14 de fevereiro, às 14h, com transmissão pelo Zoom e pelo Youtube.
O Seminário Internacional traz resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Edital de Bolsas de Pesquisa, promovido pelo Memorial da América Latina, em 2021. A programação convida à uma reflexão do tema refúgio contemporâneo partindo de uma perspectiva plural, pautada primordialmente em trajetórias de vida e em suas representações pelo registro de vozes e imagens extrapolando, portanto, uma dimensão quantitativa e desprovida de individualidades.
O evento será composto por duas mesas com a apresentação das pesquisas dos bolsistas do CBEAL, além de uma conferência com um convidado internacional especialista em refúgio.
Representando a UNESCO, a Coordenadora de Educação, Maria Rebeca Otero Gomes, fará a saudação de abertura do evento. Os trabalhos serão iniciados a seguir pela diretora do CBEAL, Profª Dra. Luciana Latarini Ginezi, acompanhada pela professora Catedrática orientadora das pesquisas, Profª Dra. Ana Carolina Maciel e pelo Presidente da Fundação Memorial da América Latina, Jorge Damião de Almeida.
Na sequência, a pesquisadora portuguesa, autora de diversos artigos sobre o tema de refugiados, Profª Dra. Maria Cristina Santinho, fará uma conferência de abertura com o tema “15 anos de investigação com refugiados. O que aprendemos com o terreno, a partir da experiência portuguesa?”, e dará prosseguimento às mesas do seminário em que os bolsistas apresentarão os resultados de suas respectivas pesquisas.
Com mediação da Profª Isadora Lins, da UNICAMP, a antropóloga e doutoranda Natália Neme Carvalhosa conduzirá uma palestra sobre “SHAJA’A: Deslocados da Guerra Síria e Comida em São Paulo”.
Na sequência, a professora, jornalista e doutoranda Carolina Moura Klautau abordará o tema “Contar, ouvir e integrar: a narrativa de si de mulheres refugiadas como possibilidade de integração sócio-cultural”.
Para encerrar a primeira Mesa, o psicólogo e doutorando Caobe Rodrigues apresenta “Miradas Profundas: Mobilidade, Identidade e Diferença entre Venezuelanos ‘LGBTI’ em Boa Vista, Roraima”.
A Mesa 2 contará com mediação do Prof. Dr. Omar Thomaz, também da UNICAMP. A fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda Débora Klempous abre os trabalhos com a palestra: “Cartografia dos afetos: a fotografia nos processos de reterritorialização”.
Em seguida, o cineasta e doutorando Marcos Yoshi aborda o tema: “Memória e Fabulação de refugiados venezuelanos na pesquisa artística em cinema”.
A Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação Unitwin entre as universidades paulistas públicas, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/jA87ehJQdWia6zoC6. Haverá emissão de certificados para participantes.
Sobre os mediadores e palestrantes:
Luciana Latarini Ginezi
Doutora e Mestre em Letras (USP). Pesquisadora dos Estudos da Tradução, com ênfase em Formação de Tradutores e Intérpretes, Interpretação Comunitária, Linguísticas de Corpus e Terminologia. É diretora do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CBEAL), do Memorial da América Latina.
Ana Carolina de M. D. Maciel
Presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – importante instituição na temática do refúgio – ACNUR/UNICAMP. É Internacional Fellow no Institut Convergences Migrations (IC Migrations), em Paris. Realizou pós-doutorado no Museu Paulista da USP, onde desenvolveu a pesquisa “Histórias de vida e o registro audiovisual” no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales.
Maria Cristina Santinho
Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cursou o programa de Mestrado em Antropologia da Escuela Nacional de Antropologia e História da Cidade do México. Concluiu o Doutoramento em Antropologia Médica no ISCTE-IUL (2007), tendo sido a primeira tese sobre refugiados, em Portugal. É investigadora integrada no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, ISCTE-IUL – Portugal)”.
Isadora Lins
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado vinculado ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp. Docente do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Dedica-se às articulações entre refúgio, gênero e sexualidade, buscando compreender a produção de categorias e sujeitos nas interfaces entre Estado, violência e direitos. Compõe a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp e é vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – Unicamp.
Natália Neme Carvalhosa
Doutoranda em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, realiza pesquisa com deslocados da guerra síria que trabalham com alimentação em São Paulo. Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021
Carolina Moura Klautau
Docente do curso de Jornalismo na Universidade Anhembi-Morumbi. Doutoranda em Comunicação com foco em jornalismo e estudos de gênero e de refúgio pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.
Caobe Lucas Rodrigues de Sousa
Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina, psicólogo e mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima. Atuou como pesquisador da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.
Omar Thomaz
Livre-docente pelo Departamento de Antropologia Social da Unicamp, Omar Thomaz é licenciado em História da Arte pela Universidat de Barcelona, bacharel em Arte Dramática – Estudio de Formación de Actores Nancy Tuñón e doutor Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa nas áreas de antropologia da guerra e do conflito e história social da África e do Caribe, tendo realizado pesquisa de campo no sul de Moçambique, em Uganda e no Haiti.
Débora Klempous
Fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. É autora do fotolivro Entre o Mar e o Mangue Resta o Rastro. Natural de Florianópolis, vive em São Paulo desde 2014. Atuou como pesquisadora da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.
Marcos Yoshi
Graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, dedica-se à pesquisa do filme-ensaio e do documentário autobiográfico, e atualmente realiza doutorado no PPGMPA-USP. Realizou os curtas-metragens “Aurora” (2010), “Quando o Céu Desce ao Chão” (2012), “Aos Cuidados Dela” (2020), e o longa-metragem “Bem-vindos de Novo” (2021). Atuou como pesquisador da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina em 2021.
PROGRAMAÇÃO
SAUDAÇÃO DE ABERTURA
14 de fevereiro, às 14h
Maria Rebeca Otero Gomes, Coordenadora de Educação da UNESCO.
ABERTURA
Profa. Dra. Luciana Latarini Ginezi, Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e coordenadora da Cátedra.
Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, Catedrática Unesco Memorial, professora da UNICAMP e presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Jorge Damião, Presidente da Fundação Memorial da América Latina.
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
15 anos de investigação com refugiados. O que aprendemos com o terreno, a partir da experiência portuguesa? | Profª Dra. Maria Cristina Santinho (Portugal)
MESA 1
Mediação
Profª Isadora Lins – UNICAMP
PALESTRAS
SHAJA’A: Deslocados da Guerra Síria e Comida em São Paulo | Natália Neme Carvalhosa, antropóloga, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.
Contar, ouvir e integrar: a narrativa de si de mulheres refugiadas como possibilidade de integração sócio-cultural | Carolina Moura Klautau, professora, jornalista, doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.
“Miradas Profundas”: Mobilidade, Identidade e Diferença entre Venezuelanos “LGBTI” em Boa Vista, Roraima | Caobe Lucas Rodrigues de Sousa, psicólogo, doutorando e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.
MESA 2
Mediação | Prof. Dr. Omar Thomaz – UNICAMP
PALESTRAS
Cartografia dos afetos: a fotografia nos processos de reterritorialização | Débora Klempous, fotógrafa, realizadora audiovisual, pesquisadora e doutoranda e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.
Memória e Fabulação de refugiados venezuelanos na pesquisa artística em cinema | Marcos Yoshi, cineasta e doutorando e bolsista da Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina/2021.
SERVIÇO:
Seminário Internacional da Cátedra Unesco Memorial 2021
Tema: Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI
14 de fevereiro, às 14h
YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Inscrições: https://forms.gle/jA87ehJQdWia6zoC6
Haverá emissão de certificados para inscritos
Memorial America Latina
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário