terça-feira, 23 de abril de 2019

Memorial MPF recebe a exposição Exit sobre migrações contemporâneas e mudanças climáticas

Foto: site da Fondation Cartier
O Memorial do MPF recebe a exposição Exit de 23 de abril à 30 de setembro, sobre migrações humanas contemporâneas e mudanças climáticas. Inédita na América Latina, a mostra fica aberta à visitação no espaço da Procuradoria-Geral da República, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o embaixador da França no Brasil, Michel Mirraillet, farão a abertura da exposição, em sessão aberta a convidados, nesta terça-feira (23), às 17h.

Exit faz parte da coleção da Fondation Cartier pour l'art contemporain, em Paris. A exposição conta com painéis e a exibição de um vídeo sobre tendências migratórias humanas globais com questões sociais, econômicas e ambientais urgentes. A mostra reúne dados coletados de mais de cem fontes de todo o mundo, incluindo o Brasil, que mostram a evolução alarmante dos padrões migratórios no mundo. A partir do uso de tecnologias modernas de programação e georreferenciamento, as informações são apresentadas ao visitante a partir de um globo giratório que “imprime” mapas, textos e trajetórias, enquanto orbita no espaço de instalação. 

A exibição animada apresenta seis tendências migratórias: deslocamentos populacionais, envio de dinheiro para casa, refugiados políticos e migração forçada, aumento do nível do mar e afundamento das cidades, desastres naturais e calados pelo desmatamento.  A mostra foi originalmente encomendada pela Fondation Cartier pour l'art contemporain para a sua exposição de 2008 “Native Land, Stop Eject”, com curadoria de Hervé Chandès. A exposição foi completamente atualizada em outubro de 2015 para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris. 

Exit viajou para o Kunsthal Charlottenborg em Copenhague (Dinamarca) durante a COP15, em 2009, e para a Alhóndiga Bilbao na Espanha, em 2010. A versão atualizada foi instalada no Palais de Tokyo, em Paris, em 2015 – 2016, em conjunto com a COP21.

Serviço
Exposição vídeo-instalação obra imersiva ExitVisitação Pública: De 24 de abril à 30 de setembroLocal: Memorial do MPF, sede da Procuradoria-Geral da República (endereço: SAF Sul Quadra 4 Conjunto C Brasília/DF)Horário de visitação: 13h às 17h (de segunda a sexta-feira)Abertura para convidados: 23/4 às 17h
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário