quinta-feira, 18 de abril de 2019

1º Encontro Nacional de Formação para Atuação com Migrantes e Refugiados é promovido pela Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira, em parceria com o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), promoveu, entre 9 e 13 de abril, o 1º Encontro Nacional de Formação para Atuação com Migrantes e Refugiados, em Boa Vista (RR), principal ponto de chegada de migrantes venezuelanos desde 2016, mesmo ano em que a instituição católica assumiu a temática do refúgio e da migração como prioridade de seus trabalhos em toda extensão nacional.
O encontro contempla um projeto maior, formado por dois módulos nacionais e um regional, que pretende colaborar com a formação das pessoas que atendem diretamente a população migrante e refugiada, para que, por meio dessa capacitação, os agentes possam se tornar multiplicadores desse conteúdo em suas realidades regionais.
A programação desta primeira etapa foi composta pela discussão e aprofundamento de temas, como a metodologia do atendimento direto a migrantes e refugiados, interfaces da pastoralidade em contexto migratório e o cuidado com as pessoas que cuidam e acolhem os migrantes. A Comissão de Migrações da Cáritas Brasileira, acompanhada pela assessora do CSEM, Carmem Lussi, falou do itinerário temático e metodológico.
O próximo módulo acontecerá em Brasília (DF), de 23 a 27 de setembro, e o terceiro ocorrerá nos regionais da Cáritas Brasileira. A data será definida por cada localidade e em conjunto com os parceiros locais.
A Cáritas Brasileira também pretende mobilizar a caminhada com migrantes e refugiados, colaborando com a meta de 1 milhão de quilômetros a ser percorridos no contexto da campanha mundial “Compartilhe a Viagem”, para a Semana do Migrante, que será realizada em junho.

Fonte: Cáritas Brasileira




www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário