quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Vaticano divulga Constituição Apostólica “Veritatis Gaudium” sobre temas como refugio e migrantes

Em uma conferência de Imprensa, a Santa Sé, através da Congregação para a Educação Católica, apresentou a Constituição Apostólica ‘Veritatis Gaudium', do Papa Francisco.

30-01-Vaticano divulga Constituição Apostólica ?Veritatis Gaudium?.jpg
A "Veritatis Gaudium", (Alegria da Verdade) traz normas para as universidades católicas sobre temas como os refugiados e o ensino à distância.

O Secretário da Congregação, Dom Ângelo Vincenzo Zani, apresentou aos jornalistas presentes novidades do documento, dando destaque à atenção dedicada ao ensino a distância, tendo em vista as "novas oportunidades de conhecimento, estudo e investigação".

A Congregação para a Educação Católica dará início à preparação de uma instrução sobre os "critérios aplicativos para o ensino à distância", procurando salientar um "espírito de colaboração entre instituições".

Dispositivos

A ‘Veritatis Gaudium' traz em seu número 31 um dispositivo estabelecendo que "uma parte dos cursos pode ser realizada à distância, se o plano de estudos, aprovado pela Congregação para a Educação Católica, assim o prevê e lhe determina as condições necessárias", de modo particular, sublinha, no que diz respeito aos exames.

Também a nova Constituição Apostólica trata das migrações e dos refugiados recomendando que sejam estabelecidos "procedimentos para avaliar o modo de agir no caso de refugiados, expatriados ou pessoas em situações análogas" quando estas não puderem documentação requerida pelas diversas instituições de ensino.

A respeito do ponto acima tratado, o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, deu ênfase à a importância das instituições católicas junto dos refugiados, sobretudo das crianças.

Para o Prefeito, a identidade "católica" de uma instituição de ensino não implica só um "conteúdo" doutrinal, mas na capacidade de dialogar com a Sociedade, a partir da fé, sustenta.

A "Veritatis Gaudium" estabelece que as Universidades e Faculdades dirigidas por eclesiásticos e também as outras instituições de educação superior, estarão "sujeitas a avaliação pela Agencia da Santa Sé para a Avaliação e a Promoção da Qualidade nas Universidades e Faculdades eclesiásticas" (AVEPRO).

As novas normas dispostas pela "Veritatis Gaudium" devem ser implementadas até dezembro de 2019, com mudanças nos programas de estudo e nos estatutos das instituições de ensino a ela concernentes.

Números

A Santa Sé informa os números relacionados com as Instituições de Ensino católicas:
São 289 faculdades eclesiásticas em todo o mundo e mais 503 instituições ligadas a elas, entre Cursos Secundários (ateneus) e cursos superiores nos quais frequentam 64 500 estudantes e 12 mil professores.

Além destas instituições eclesiásticas, há 1365 universidades católicas, criadas com base na legislação de cada país onde estão estabelecidas. (JSG)

( Texto Completo da Constituição Apostólica "Veritatis Gaudium":
http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_constitutions/documents/papa-francesco_costituzione-ap_20171208_veritatis-gaudium.html)



Agencia Gaudium Press 

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário