terça-feira, 19 de setembro de 2017

Missão Paz 7º DIÁLOGOS NO CEM - Migração, Refúgio e Direitos Humanos: travessias para uma vida digna?


Nos últimos cinco anos (2011 a 2016), observa-se a chegada de “novos” migrantes e refugiados ao Brasil, como os haitianos, senegaleses, congoleses, nigerianos, maleses, ganeses, sírios e venezuelanos expressando o fortalecimento da chamada migração Sul-Sul, mas também como um reflexo das crises políticas, econômicas e sociais nestes países; dos bloqueios à entrada de migrantes na Europa, nos EUA,  e da violência que se globaliza. 

Qual o rosto social desses migrantes? Como o poder público os têm tratado? Como eles reagem às dificuldades de acessar direitos, trabalho digno, moradia e inserção social? Como contribuem para a formulação de políticas públicas, e para a aprovação de novas leis de migração? Apesar de 20 vetos a importantes artigos e a regulamentação unilateral da Nova Lei Federal de Migração (Lei 13.445/2017), ela apresenta possibilidades de acesso a direitos humanos e inserção social de migrantes e refugiados no Brasil? Que ações articuladas poderiam proporcionar uma governança política e social da migração?

Estarão conosco para debater esta temática:

Profa. Dra. Júlia Bertino Moreira – UFABC
Profa. Dra. Rosana Baeninger – UNICAMP
Profa. Dra. Tatiana Waldman – Museu da Imigração
Prof. Dr. Luis Renato Vedovato – UNICAMP

Data: 22 de setembro, das 14h00 às 17h00.
Inscriçãocem@missaonspaz.org  

Local: Missão Paz/Sala Scalabrini. Rua do Glicério, 225. Bairro Liberdade. São Paulo-SP.
O Diálogos no CEM também será transmissão ao vivo pela Web Rádio Migrantes em Espanhol (http://radiomigrantes-es.net/ ),
e pelo Facebook  da Missão Paz

Missao Paz

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário