sexta-feira, 29 de setembro de 2017

V Seminário Vozes e Olhares Cruzados Missão Paz



A temática das migrações está na pauta do dia de governantes, da sociedade, dos meios de comunicação. Mas muitas vezes a voz do migrante recebe um espaço menor ou mesmo é deixada de lado nesse debate. Mudar esse tipo de percepção, permitir que o migrante fale por si e seja ouvido é o principal objetivo do seminário Vozes e Olhares Cruzados, que volta a acontecer neste ano, em São Paulo.

Promovido pela Missão Paz, instituição com tradição na acolhida e orientação e ações de mediação junto a migrantes e refugiados de diferentes origens, o Vozes e Olhares Cruzados deste ano acontece no próximo dia 10 de outubro, das 14h às 17h30 no auditório da Missão Paz - Rua do Glicério, 225 - São Paulo (SP).

A edição de 2017 tem como tema a migração laboral, expressa pelo lema "Rompendo Fronteiras, Trabalhando pela Vida", e conta com apoio da Fundación Avina, instituição latino-americana dedicada a promover inovação com sentido para um desenvolvimento sustentado e inclusivo, focalizada em transformações em grande escala por meio de processos colaborativos.

A partir do tema do seminário, migrantes da Venezuela, Angola, Haiti e Togo vão falar sobre as vivências que tiveram e estão tendo no Brasil – entre desafios, dificuldades, conquistas e sonhos de cada um. Relatos que são semelhantes às experiências de outras nacionalidades que vivem como migrantes no Brasil e em outros países.

“A Missão Paz, através do serviço de mediação de trabalho, conseguiu que 6.480 imigrantes e refugiados fossem contratados. Isso no período de 2012 até agosto de 2017. O seminário Vozes e Olhares Cruzados será uma oportunidade de ouvir alguns deles, contando a trajetória laboral no Brasil. Será uma ótima oportunidade para ouvir e apreender”, aponta o padre Paolo Parise, um dos diretores da Missão Paz.

O seminário Vozes e Olhares Cruzados deste ano contará ainda com o lançamento da campanha Migração – Movimento que Transforma, voltada para o contexto sul-americano. Ela busca esclarecer e desmistificar uma série de preconceitos e pós-verdades que envolvem a temática migratória no continente, ao mesmo tempo que mostra as transformações e benefícios que a migração é capaz de trazer para toda a sociedade como um todo.

A campanha, que deve se estender a outros países, é conduzida no Brasil pela Fundación Avina em parceria com a Missão Paz, por meio da Social Docs e da Espiral Interativa. Ela conta ainda com apoio do site MigraMundo, um dos poucos veículos de comunicação no país inteiramente voltados à temática das migrações.

Para Avina, a migração na América Latina tem causas diferentes e complexas que requerem mudanças sustentáveis no status quo, beneficiando não somente as populações migrantes mas integrando o fenômeno migratório como um motor fundamental ao desenvolvimento nacional e regional.

“Sabemos que os trabalhadores migrantes representam 90% do total de migrantes internacionais no mundo e, no continente americano, representam em torno de 27% do total de todos os trabalhadores migrantes do planeta. Na América Latina, são 4,3 milhões de pessoas. Nossos programas objetivam o reconhecimento do pleno direito humano à migração e do valor econômico, social e cultural das pessoas migrantes ao desenvolvimento de todas as nações”, finaliza Ofélia Ferreira, coordenadora do programa de migrações para América do Sul da Fundación Avina.


Missão Paz

www.miguelimigrante.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário