quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Lançamento da Campanha da Caritas Internacional "Compartilhe a Viagem" em São Paulo


Com os braços abertos, o Papa Francisco inaugurou  oficialmente a campanha da Caritas Internacional “Compartilhe a viagem” para sensibilizar o mundo sobre a situação dos migrantes e refugiados . Q objetivo da campanha e promover a cultura do encontro entre migrantes e refugiados junto  a sociedade para ir construindo espaços

Em Rio de Janeiro foi o lançamento oficial desta campanha O Cristo Redentor, que sempre recebe a todos de braços abertos, foi escolhido para ser o embaixador da campanha por ser um ícone do acolhimento, já que a proposta para a mobilização social tem o objetivo de promover a cultura do encontro, para abrir espaços e oportunidades aos imigrantes junto às comunidades locais.

Com duração prevista para dois anos (2017-2019), a campanha deve envolver todos na resposta ao apelo do Papa Francisco para abraçar a “cultura do encontro” e fazendo uma proposta positiva diante da realidade atual na vida de imigrantes e refugiados.

A realidade da migração afeta cerca de 230 milhões de pessoas que atualmente vivem fora dos seus países de origem, no caso dos migrantes internacionais. São fatores políticos, econômicos e até desastres ambientais relacionados a estes deslocamentos. Somente no primeiro semestre de 2016, 3,2 milhões de pessoas foram forçadas a sair de seus locais de residência devido a conflitos ou a perseguições. Destas, 1,5 milhão são refugiadas ou solicitantes de refúgio. Os dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Na cidade de São Paulo o lançamento foi realizado nas escadarias da Catedral da Se com participação da Missão Paz , Caritas. Signis , RCR, Serviço Pastoral do Migrante , e outras entidades que trabalham e apóiam os migrantes e refugiados

Em Manaus  Bispos, padres, leigos da 45º Assembleia da CNBB – Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima) celebraram na noite desta quarta-feira (27/9) o lançamento da campanha “Compartilhe a Viagem” sobre migração e refúgio, em Manaus. Na ocasião também foi recordado o Ano Mariano que estamos vivendo e o Ano do Laicato que inicia em novembro deste ano. A celebração foi realizada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani e concelebrada por Dom Mário Antônio, bispo da Diocese de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário