quarta-feira, 27 de julho de 2016

Santa Catarina terá centro estadual de apoio a imigrantes

Até o final de agosto deverá implantado em Florianópolis o primeiro Centro de Referência para Imigrantes e Refugiados de Santa Catarina, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social. O atendimento será feito no Terminal Rita Maria, no Centro da capital.

Segundo o governo do estado, foi aberto há uma semana um edital para que uma entidade seja escolhida para administrar o local. A previsão é de que a escolha ocorra em no máximo 30 dias, com início imediato dos trabalhos.
A entidade escolhida vai receber R$ 1,03 milhão para gerenciar o local por dois anos. Nas duas salas reservadas no terminal, o imigrante que estiver no estado poderá receber suporte psicológico, informações sobre as leis de imigração e ajuda com documentação.
Desde janeiro, Santa Catarina já tem em caixa o dinheiro depositado pelo governo federal  para o centro. O estado diz que até agora não tinha encontrado um espaço público ideal para a prestação de serviço.
“Nós tinhamos a necessidade de identificar o melhor local para fazer este centro de referência e acho que a nossa espera foi válida e pertinente”, diz o secretário estadual de Assistência Social, Geraldo Althoff.
Trabalho com imigrantes é voluntário no estado
Hoje, todo o trabalho de auxílio a imigrantes é feito voluntariamente no estado. Na capital catarinense, um dos locais de apoio é a Pastoral do Imigrante, que trabalha com dificuldades. O local já chegou a atender 100 imigrantes por dia.
“Agora estamos com uma média de 50, 60 por dia. É muita gente pra atender de forma conveniente num ambiente pequeno e com recurso da boa vontade do coração desses jovens que nos ajudam”, disse o padre Joaquim Roque Filippin.
Fonte: G1 SC
www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário