sábado, 28 de maio de 2016

Imigrantes com salários atrasados em Porto Alegre recebem doações

Senegaleses e haitianos relataram que estavam passando fome.
Em Caxias do Sul, na Serra, imigrante senegalês mobiliza para ajuda.


Imigrantes que passam dificuldades em Porto Alegre por causa do atraso no pagamento de salários agora contam com a solidariedade para amenizar o problema. Horas depois do relato no programa Jornal do Almoço, da RBS TV, na terça-feira (24), eles começaram a receber doações. Nos cálculos dos estrangeiros, o que eles já ganharam vai durar por quatro ou cinco meses.

"Ontem [terça-feira] nós recebemos mais de 50 ligações de pessoas querendo fazer doações. Então acredito que umas 100 doações nós recebemos, entre alimentos, roupas...", destaca a fiscal do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Porto Alegre, Cidia dos Santos.
O Jornal do Almoço mostrou na reportagem que 15 imigrantes estavam com dificuldades de se alimentar e de se proteger contra o frio depois que a empresa para a qual eles prestam serviços começou a atrasar os salários.
"Está difícil em casa. Nós está (sic) sem comida, sem pagar conta, sem pagar aluguel, sem pagar luz, sem pagar água. Como é que nós vai (sic) viver agora? A nossa família lá, como eles vai (sic) viver? Eles dependem de nós. Nós trabalha e manda dinheiro (sic)", disse o africano Ebrima Bereteh, ainda sem imaginar que receberia doações.
Em uma casa na capital, seis dos imigrantes entrevistados não estão conseguindo pagar o aluguel, que é de R$ 1,2 mil reais, divididos entre eles. Antes, a geladeira estava praticamente vazia. Agora, eles têm o que comer pelos próximos meses, estimam.
"Agora tem comida, tem casaco... Falta o dinheiro", destaca o senegalês Mormbadhe Mortala.
A empresa de construção que contratou os imigrantes alegou que teve dificuldades para fazer o depósito porque as contas deles estariam bloqueadas, mas afirmou que os pagamentos seriam feitos nos próximos dias.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário