segunda-feira, 30 de maio de 2016

Crianças "imigrantes não são um perigo"

*      



O papa Francisco afirmou este sábado que "os imigrantes não são um perigo, estão em perigo", durante um encontro que manteve no Vaticano com 500 crianças italianas e imigrantes, chegadas da região da Calábria.
*       
*       "Os imigrantes não são um perigo, estão em perigo", disse o pontífice por várias ocasiões, numa mensagem de fraternidade e de tolerância para com outras culturas e religiões, que pediu às crianças que repetissem com ele.
*       
*       "O comboio das crianças" é o nome de uma iniciativa, organizada pelo Conselho Pontifício da Cultura, que desde há quatro edições leva crianças ao Vaticano de comboio para conhecer e conversar com o papa. Desta vez, o tema eleito foi "Trazidos pelas ondas" e os participantes foram menores que vivem na Calábria, no sul de Itália, uma das regiões do país que concentra um maior número de imigrantes.
*       
*      "Boa parte [dos participantes] é constituída por refugiados que vieram sobre as ondas do mar com as suas esperanças e tragédias", disse à agência espanhola Efe o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.
*       
*      Críticas aos países que deportam os migrantes Durante o evento, Ravasi leu uma carta que as crianças tinham escrito ao papa e na qual refletiam sobre os "adultos que deixam a sua terra por causa da guerra e das perseguições", em que disseram que não conseguem entender "tanta injustiça" no mundo.
*       
*      O pontífice concordou com esta mensagem e mostrou-se crítico em relação aos países que "não deixam vir e deportam as pessoas em busca de salvação, paz e trabalho", uma afirmação que assume particular significado depois de, na última semana, as embarcações europeias terem socorrido mais de 12 mil pessoas no Mediterrâneo.
*       
*       "Os que chegam têm uma religião diferente, mas isso não é perigoso porque somos todos irmãos, Deus quer-nos a todos", afirmou o papa.
*       
*      O sumo pontífice começou por receber as crianças com beijos, abraços e gestos de carinho, comentou os desenhos que um ou outro tinha levado e ofereceu-se para responder a perguntas.
*       
*      Um participante perguntou ao papa como se devia acolher os imigrantes, ao que Francisco respondeu que devia ser "com gestos de carinho e abertura", sublinhando três palavras-chave: "ternura, compaixão e amizade".
*       

*      "Os italianos não são todos bons, como em todas as partes, e os que vêm não são todos maus", disse ainda o papa, que explicou o significado de aceitar os imigrantes com uma frase: "vou cuidar de ti". O papa riu, interagiu com as crianças e pediu-lhes por diversas vezes que repetissem as suas idéias principais ou ensaiassem gestos de acolhimento. 

Correio da Manha

Nenhum comentário:

Postar um comentário