sábado, 23 de julho de 2016

Retração econômica faz imigrantes haitianos deixarem Santa Catarina

Retração econômica faz imigrantes haitianos deixarem Santa Catarina Luiz Carlos Souza/Especial
Foto: Luiz Carlos Souza / Especial
O desemprego e a oportunidade de buscar melhores condições de vida têm levado os imigrantes haitianos que estão na região a deixar o país. Só nesta quinta-feira 20 embarcaram no aeroporto de Navegantes, e os principais destinos são o Chile ou os Estados Unidos. 

A escolha fez reduzir significativamente o número de haitianos em Navegantes, que foi a primeira cidade no Estado a receber os imigrantes, em 2011. A associação que os representa chegou a ter registro de mais de 700 haitianos na cidade em 2014, no auge da imigração. O número começou a cair no ano passado, com a retração econômica, e hoje não passa de 150. 

Diretor da Associação de Haitianos de Navegantes, João Edson Fagundes diz que o principal atrativo para os imigrantes, em outros países, é a promessa de salários mais altos e economia aquecida. Mas não é uma saída fácil: os que optam pelos Estados Unidos, por exemplo, enfrentam uma jornada que pode durar até dois meses em países da América Central até conseguirem atravessar a fronteira _ em muitos casos, sob a perigosa orientação de “ coiotes”. 

Preconceito 

A decisão de deixar o país entre os haitianos não é apenas econômica: muitos relatam ter sofrido preconceito na região, e preferem buscar um novo caminho.
Dagmara Spautz
DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário