sábado, 8 de janeiro de 2022

Ministério das relações Exteriores cria cartilha sobre “Riscos da imigração irregular ”

 A cartilha destaca, ainda, que muitas pessoas não suportam as condições da viagem e os "coiotes" abandonam no caminho aquelas que não conseguem acompanhar o grupo.

Nos últimos meses, vários casos de brasileiros que passaram por extrema dificuldade durante a travessia na fronteira e até mortes foram registrados pelas autoridades de imigração dos Estados Unidos. O número de brasileiros que atravessaram a região fronteiriça foi recorde e isso chamou a atenção das autoridades.

A Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores publicou uma cartilha informativa para alertar sobre os riscos da imigração ilegal e oferecer contatos para situação de emergência. O objetivo principal é orientar as pessoas para que evitem este tipo aventura que pode terminar em morte.

De acordo com a publicação, para fugir dos controles imigratórios, alguns viajantes recorrem aos contrabandistas, chamados "coiotes", que se oferecem para guiá-los em troca de muito dinheiro. Essas viagens são feitas de forma clandestina, por estradas secundárias, passando por rios e desertos, até mesmo a pé.

A cartilha destaca, ainda, que muitas pessoas não suportam as condições da viagem e os "coiotes" abandonam no caminho aquelas que não conseguem acompanhar o grupo.

Entre os perigos que existem durante a travessia estão: Detenções prolongadas; Desaparecimentos; Perda de contato com a família; Falta de água e de comida; Exploração por "coiotes"; Aliciamento por traficantes; Violações de direitos humanos; Deterioração da saúde física e mental; Morte por fadiga, afogamento, desnutrição, violência física, etc.

Esses caminhos clandestinos também são usados pelo crime organizado e o brasileiro pode se tornar vítima do tráfico de pessoas e de ser aliciado, roubado ou sequestrado por traficantes de drogas e de armas.

De acordo com a cartilha, a imigração é ilegal quando não há os requisitos necessários para entrar e permanecer no país estrangeiro. Cada país tem suas próprias regras para autorizar ou não a entrada e a permanência de pessoas em seu território. Em busca de melhores condições de vida, muitas pessoas têm tentado entrar ilegalmente nos Estados Unidos, especialmente através da fronteira terrestre com o México. Essa travessia envolve enormes perigos e muitos acabam passando por humilhação, violência ou mesmo perdendo suas vidas tragicamente, sem nunca conseguir completar a viagem. Não seja uma dessas pessoas!

Entre os casos recentes de brasileiros que se arriscaram na fronteira e não tiveram sorte, a cartilha citou a história de um brasileiro encontrado morto e sem nenhum documento de identificação na fronteira dos Estados Unidos com o México; o desaparecimento de outro brasileiro desde 2016, quando tentava entrar nos Estados Unidos através da fronteira; da auxiliar de enfermagem que foi abandonada pelos "coiotes" e morreu no deserto, sem água e sem comida”.

Para ler toda a cartilha, acesse o link https://bit.ly/3zsNVtH

Lucci Luciano

braziliantimes.com

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário