terça-feira, 11 de maio de 2021

Plataforma oferece cursos e oportunidades para migrantes empreendedores no Brasil

 


Empreendedorismo e a manutenção dos pequenos negócios são atividades cada vez mais buscadas pelos migrantes no Brasil. Com o objetivo de oferecer conteúdo em espanhol e oportunidade de crescimento para microempreendedores venezuelanos e para migrantes de outros países vizinhos que residam no Brasil, a Aliança Empreendedora e a Organização Internacional para Migrações (OIM) lançam a plataforma Estamos Juntos. O site oferece cursos gratuitos, vídeoaulas, artigos e ferramentas de gestão dos negócios.

O conteúdo exclusivo sobre dicas de como gerenciar um negócio em tempos de crise é fornecido em espanhol e disponibiliza certificado aos participantes. Grande parte dos migrantes que buscam empreender no Brasil e que podem ter acesso ao curso vêm da Venezuela, porém o conteúdo beneficiará outros migrantes de países latino-americanos que se estabelecem no Brasil, vindos de países como Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e Chile, entre outros. “Ter uma plataforma de cursos 100% online para pessoas que possuem o espanhol como língua materna e vivem no Brasil é muito positivo para a manutenção dos negócios. Além da facilidade com a língua, os conteúdos foram pensados exclusivamente para os desafios que enfrentam por serem de outras nacionalidades, como as diferenças culturais e dos seus direitos e deveres por empreenderem no Brasil”, comenta a coordenadora do projeto, Cristina Filizzola.

Impacto da pandemia

Pesquisa realizada, entre os meses de maio e julho de 2020, pela PUC Minas em parceria com a Unicamp constatou que os setores que os migrantes mais atuaram antes da pandemia foram o de serviços e comércio. No período, os entrevistados afirmaram que tiveram seus rendimentos afetados pela crise, cerca de 57% disseram que a renda que conseguiam gerar estava muito abaixo dos seus gastos, e só 17% responderam que o que ganham era o suficiente para pagar as contas. Para a gestora sênior de programa da OIM, Michelle Barron, a plataforma pode oferecer novas oportunidades no período de crise. “Esperamos que a plataforma seja disseminada em todas as regiões do país para venezuelanos e migrantes de países vizinhos que buscam desenvolver suas capacidades empreendedoras e assegurar sua autonomia econômica para a nova vida no Brasil, ao mesmo tempo contribuindo com as comunidades de acolhida”, explica.

Como administrar seu negócio durante a crise

curso “Empreender no Brasil: como administrar seu negócio durante a crise” já está disponível. Nas aulas, são apresentadas informações sobre o empreendedorismo no Brasil, como gerenciar finanças em tempos de crise, acesso ao crédito, vendas online, entre outros temas. “A plataforma é acessível para qualquer pessoa que deseje se registrar. Todo o material disponibilizado é direcionado para pessoas iniciantes no empreendedorismo, assim como para aqueles que já possuem seu próprio negócio”, reforça Cristina.

A plataforma é desenvolvida no âmbito do projeto Oportunidades, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

.abcdoabc.com.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário