quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Seminário propõe metodologias para estudos sobre migração, refúgio e apatridia


Diplomata brasileiro morto em ataque a sede da ONU no Iraque dá nome à cátedra na Faculdade de Direito. Foto: Evan Schneider/ONU
Entre os dias 12 e 19 de setembro, serão realizados na UFPR o IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a III Conferência Latino-Americana sobre Refúgio, Migração e Apatridia. Segundo a coordenação dos eventos, o seminário pretende tratar dos desafios nacionais e internacionais em torno do tema, tanto do ponto de vista acadêmico (metodológico) quanto da intervenção social.
A programação abrange grupos de trabalho, conferências, mesas redondas, reuniões, atividades interculturais e apresentações culturais. É possível consultar a programação completa neste link.
A abertura do evento, a partir das 18h30 do dia 12, terá a participação de Isabel Marquez, representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR); Federico Martinez, representante do Escritório do ACNUR no Brasil; e professores Vera Karan de Chueiri, diretora da Faculdade de Direito da UFPR; e José Antônio Peres Gediel, que coordena a cátedra.
Multidisciplinar, o seminário tem também o objetivo de promover intercâmbio de experiências entre estudantes de pós-graduação de diversas áreas de conhecimento, como Antropologia, Estudos de Gênero, Direito, Economia, Geografia, Letras, Psicologia, Sociologia, Relações Internacionais, Demografia, Comunicação e Saúde, entre outras.
O seminário conta com a parceria e apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no Brasil; do Observatório das Migrações Internacionais (UnB), ligado ao Ministério do Trabalho; do Ministério Público do Trabalho do Paraná; e do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR é coordenada pelo professor José Antonio Peres Gediel por meio do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, que é composto de cinco projetos de extensão com foco em migrantes, apátridas e refugiados.
Para saber mais sobre alguns desses projetos, acesse aqui e aqui.
SERVIÇO
IX Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello – ACNUR e III Conferência Latino-Americana sobre Refúgio, Migração e Apatridia
Data: 12, 13 e 14 de setembro
Local: Faculdade de Direito da UFPR (Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade s/ n.º, em Curitiba)
Mais informações no site da Cátedra Sérgio Vieira de Melllo
UFPR
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário