sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Interpol detém 30 haitianos que seguiam viagem para Corumbá

Interpol detém 30 haitianos que seguiam viagem para Corumbá
Migração boliviana ficou responsável pelo grupo que entrou de maneira ilegal na Bolívia
Nas últimas horas da última terça-feira (18), cerca de 31 cidadãos de nacionalidade haitiana, entre homens, mulheres e crianças, foram apreendidos pela Interpol, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Eles estavam se preparando para seguir viagem com destino à Corumbá, sem nenhuma documentação regular.

O grupo estava no Terminal Rodoviário Bimodal daquela cidade, quando foram levados para a Delegacia local, onde foi verificado antecedentes dos mesmos. Logo em seguida, os haitianos foram deixados no setor de Migração boliviana.

Em depoimento, eles disseram que entraram na Bolívia pelo Chile, com intensão de chegar ao Brasil, pela fronteira com Corumbá. Diante da situação, o setor de Migração realizará o translado deles ao Chile, foi o que informou o Jornal La Estrella del Oriente.  

Sobre este assunto, o diretor de migração, Henry Baldelomar, informou que haitianos, para entrar na Bolívia, devem apresentar um itinerário de viagem e uma reserva de hotel, nestes casos, os haitianos que foram deportados não tinham esses documentos migratórios, eles estavam usando apenas a Bolívia como zona de trânsito para chegar ao Brasil, tentando contornar a fiscalização.

Baldelomar ainda indicou que, até o momento, mais de cem haitianos foram solicitados para a saída obrigatória da Bolívia. Ele ressaltou que esse fenômeno vem ocorrendo há vários anos, porque no Haiti, eles não conseguiram se recuperar do terremoto devastador que destruiu grande parte do país, fazendo assim, com que essas pessoas busquem condições de vida melhor em outros países, como no Brasil e Chile.

“Muitos deles conseguiram entrar no Chile, graças ao fato de que aquele país flexionou sua política de migração para os cidadãos haitianos que buscam uma vida melhor, mas outros querem chegar ao Brasil e se utilizam Bolívia como rota de forma irregular”, explicou Baldelomar.

Só em Santa Cruz de La Sierra, três pessoas estão detidas preventivamente pelo crime de tráfico de haitianos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário