quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Manaus recebe grupo de 20 venezuelanos nesta quarta-feira (19)

Resultado de imagem para venezuelanos viajando a manaus
Manaus (AM) recebe nesta quarta-feira (19) mais 20 venezuelanos pelo processo de interiorização do Governo Federal. Os solicitantes de refúgio e residência embarcaram por volta das 7h (local) em um avião C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB). 
Desde o início dos voos, em abril, mais de 1,9 mil venezuelanos se mudaram a outros Estados com ajuda do governo e da Organização das Nações Unidas (ONU). Com o voo de hoje, chega a 430 o número de transferidos para a capital amazonense.
A iniciativa busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros Estados brasileiros. Todos aceitam, voluntariamente, a participar do programa e são vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil - inclusive com CPF e carteira de trabalho.
Também estão previstos para esta semana voos na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), tendo como destino final as cidades de Conde (PB), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).
Como é organizada a interiorização
A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida. A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.
O UNFPA promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional. Já o PNUD trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.
Reuniões prévias do governo e da ONU com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.
Fonte: ASCOM/Casa Civil
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário