sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Em São Paulo, ONU discute migração e direito à cidade com foco na população LGBTI

Para debater desafios da população LGBTI e migrante, agências da ONU promovem na próxima semana uma série de atividades gratuitas durante a 4ª Conferência Internacional SSEX BBOX — Sexualidade Fora da Caixa. Evento acontece em São Paulo, dos dias 20 a 23 de setembro. Organismos das Nações Unidas discutem inclusão no ambiente de trabalho, discriminação contra mulheres refugiadas e ativismo em prol dos direitos sexuais e reprodutivos.
Imagem: UNFPA
Imagem: UNFPA
Para debater desafios da população LGBTI e migrante, agências da ONU promovem na próxima semana uma série de atividades gratuitas durante a 4ª Conferência Internacional SSEX BBOX — Sexualidade Fora da Caixa. Evento acontece em São Paulo, dos dias 20 a 23 de setembro. Organismos das Nações Unidas discutem inclusão no ambiente de trabalho, discriminação contra mulheres refugiadas e ativismo em prol dos direitos sexuais e reprodutivos.
No dia 21 de setembro, acontece workshop “Livres e Iguais: 5 padrões de conduta para empresas no enfrentamento ao preconceito com pessoas LGBTI”. Atividade vai das 10h às 16h.
A partir das 17h, tem início a roda de conversa “Sem Fronteiras: Mulheres LBT em Trânsito”, sobre os direitos humanos dessa população em situações de migração e refúgio. O encontro vai receber contribuições das participantes para a construção de redes seguras para mulheres lésbicas, bissexuais e trans em contextos de deslocamento.
Das 19h15 às 21h, a oficina “Direitos Sexuais e Reprodutivos e Intervenção Urbana” vai abordar ações com lambe-lambe que espalham mensagens políticas pelas cidades brasileiras. Atividade tem a participação da artista Julianna Motter, representante do grupo @velcrochoque. A criadora conversará com o público sobre o direito à cidade do ponto de vista das mulheres lésbicas.
As atividades são organizadas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH). Iniciativas fazem parte da campanha Livres & Iguais, projeto da ONU em prol da igualdade de direitos para gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexo.
Os organismos internacionais lembram que os riscos enfrentados pela população LGBTI normalmente se agravam em situações de migração e refúgio. Por isso, é necessário garantir lugares seguros, bem como informação e serviços de qualidade para esse público.
A 4ª Conferência SSEX BBOX reúne pesquisadores, acadêmicos, ativistas, artistas, trabalhadores sexuais e pessoas que vivenciam questões relativas a gênero e sexualidade. O evento tem entrada gratuita em todos os dias, é isento de inscrições e será realizado no Red Bull Station, na Praça da Bandeira, região central de São Paulo. A programação inclui atrações musicais, manifestações artísticas, exposições, apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras, mostra de filmes, feiras e shows. Para mais informações, acesse http://ssexbboxconferencia.com.br/.
Onu
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário