sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Curso sobre políticas e programas sobre migrações amplia capacidades de gestores públicos

 

Brasília - O desenvolvimento de ações para a acolhida e integração de migrantes vulneráveis ainda é um desafio relevante para muitos municípios e estados brasileiros. Visando contribuir para a boa governança das migrações, a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e o Centro para Liderança Pública (CLP) desenvolveram o curso “Políticas Públicas e Programas para Migrantes”, com ênfase no incremento de habilidades técnicas e relacionais necessárias para a construção de estratégias bem-sucedidas de gestão da migração.

"É de extrema importância unir esforços das agências internacionais, do terceiro setor e da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas efetivas para a população imigrante, atendendo aos anseios dos trabalhadores que aportam no país na busca de oportunidades de vida e de crescimento econômico, trazendo consigo culturas específicas e expectativas de acolhimento", explica Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Organizado em seis módulos, o treinamento gratuito e online aborda questões introdutórias sobre as dinâmicas de fluxos humanos, a dinâmica de institucionalização de políticas pública, a solução de problemas complexos pela administração, a gestão pública, a estruturação de centros de referência locais e, finalmente, o desenvolvimento de habilidades de liderança pelos gestores.

O curso, disponível na plataforma da Escola Virtual de Governo da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), é mais um da série disponibilizada em parceria pela OIM e a ENAP que já treinou mais de vinte mil pessoas em todo o Brasil.

“Reforçar as capacidades dos gestores locais é fundamental para que a migração seja um motor para o desenvolvimento”, destaca Stéphane Rostiaux, chefe de missão da OIM no Brasil. “Temos trabalhado em parceria com os governos, a academia e a sociedade civil brasileira para incidirmos em diferentes aspectos da gestão das migrações em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida”, complementa Rostiaux.

Para o desenvolvimento do curso ao longo dos anos de 2021 e 2022, a OIM e a CLP contaram com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de 12 governos municipais que auxiliaram na construção dos conteúdos do treinamento. A iniciativa foi financiada pelo Fundo da OIM para o Desenvolvimento.

brazil.iom.int
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário