quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Mais de uma centena de imigrantes haitianos chegam em veleiro aos EUA

 

Alguns migrantes haitianos localizados em 27 de fevereiro de 2004 pela Guarda Costeira dos Estados Unidos em Paso de los Vientos, entre Haiti e Cuba© Fornecido por AFP

O barco havia saído na última sexta-feira do Haiti, segundo um de seus passageiros, citado pelo jornal "Miami Herald".

A Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos confirmou no Twitter a chegada de "um grande número de imigrantes" a Key Largo, localizada 110 km ao sul da cidade de Miami, sem informar a sua nacionalidade.

O número de ocupantes do veleiro varia segundo a fonte. Para o Miami Herald, eles eram mais de 100, enquanto a NBC Miami falou em cerca de 200.

O arquipélago do sul da Flórida recebeu centenas de migrantes nos últimos dias, a maioria cubanos. O xerife da região classificou a situação atual como uma "crise migratória em massa".

A chegada de cerca de 300 imigrantes ao parque nacional Dry Tortugas levou as autoridades a fechar o espaço ontem até novo aviso.

O Haiti, país mais pobre das Américas, está há anos mergulhado em uma crise econômica, política e de segurança, agravada pelo assassinato do presidente Jovenel Moise em 2021 e pelo peso crescente dos grupos criminosos. Cuba, por sua vez, enfrenta sua pior crise econômica desde a década de 1990. 

gma/atm/lb/am

msn.com

www.miguelimihtante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário