quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Organização acolhe refugiados LGBTQI+ em São Paulo

 LGBTQIAP+

zebra crossing and a rainbow flag on the road. lgbt

Por Ana Clara Godoi

A organização social Casarão Brasil assinou, junto à Agência da ONU para as Migrações (OIM), uma espécie de contrato preliminar para implementar atividades conjuntas em prol da população migrante LGBTQI+ que reside no estado de São Paulo. A iniciativa irá promover um canal livre de diálogo para pesquisas, cursos e informações sobre a inserção no mercado de trabalho.

“A OIM tem trabalhado junto à população migrante LGBTQI+ e busca realizar atividades de inclusão para essa comunidade. Por isso, a parceria com o Casarão Brasil, que é referência em São Paulo para atividades voltadas a essa população, é tão importante para nós”, destaca Carla Lorenzi, coordenadora de projetos da OIM.

Somente entre 2020 e 2021, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 143% nos casos de violência contra a população LGBTQI+, de acordo com dados do Mapa da Desigualdade 2022. O Casarão Brasil é uma das organizações do terceiro setor que atuam na defesa dos direitos humanos desse grupo, bem como na promoção de oportunidades por meio de eventos culturais, oficinas e workshops. A organização ainda oferece apoio jurídico e psicológico para as pessoas atendidas.

“Para nós do Casarão Brasil é uma honra e uma grande responsabilidade essa parceria, pois vamos receber essas pessoas que estão vindo de outras partes do mundo, muitas vezes fugindo de situações de violência e até da própria família. Vamos nos esforçar bastante para atender essas pessoas com muito respeito e amor”, afirma o presidente do Casarão Brasil, Rogério de Oliveira.

A parceria com a Agência da ONU para Migrantes faz parte do Projeto Oportunidades, da IM, com apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), tem como princípio apoiar a integração econômica de venezuelanos. A ação com refugiados LGBTQI+ está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 8 e 10 da Agenda 2030 da ONU, que correspondem respectivamente ao crescimento econômico e redução das desigualdades.

observatorio3setor.org.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário