A Conferência Episcopal do Peru informou que o documento retoma os dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática e da Plataforma de Coordenação para Refugiados e Migrantes da Venezuela, segundo os quais quase um milhão e 300 mil venezuelanos chegou de modo regular ao país. Existem ainda cerca de 530 mil pedidos de abrigo, apresentados à Comissão Episcopal para os Refugiados do Ministério do Exterior.
O relatório peruano, dividido em 24 capítulos, inicia com uma avaliação do acolhimento de migrantes e refugiados no país; depois, fala do trabalho da Pastoral da Mobilidade Humana (PMH) e, por fim, faz uma descrição sobre a mobilidade humana no mundo.
O documento refere-se ao êxodo dos venezuelanos e apresenta detalhes sobre o contexto migratório e os principais desafios das ações pastorais, assistência social, psicológica e humanitária aos migrantes e refugiados nos devidos centros de acolhimento para migrantes e refugiados; recorda as palavras do Papa Francisco sobre o tema migratório e expõe o trabalho em rede.
A situação em nível mundial
Segundo o relatório do “World Migration Report 2022”, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), estima-se que há cerca de 285 milhões de migrantes no mundo, dois terços dos quais migrantes em busca de trabalho.
Entre outros dados, o relatório afirma que quase 90 milhões de pessoas no mundo são deslocados, obrigados a deixar suas casas; entre estas pessoas, mais da metade, ou seja, 27 milhões de refugiados, tem menos de 18 anos de idade.
Vatican News
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário