quinta-feira, 20 de junho de 2019

Saiba a diferença entre migrante, imigrante e refugiado

Vic Hinterlang/ Shutterstock
Vic Hinterlang/ Shutterstock

No dia 27 de maio de 2019, foi divulgada no Vaticano a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019, que será celebrado no dia 29 de setembro de 2019.
Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados passa agora a ser celebrado no último domingo de setembro. A comemoração foi alterada de 14 de janeiro para esta nova data a pedido de várias Conferências Episcopais.
Na mensagem deste ano o Papa, reforça que a resposta ao desafio das migrações pode ser resumida em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar.
A data foi originalmente instituída pelo Papa Pio X, em 1914 e, desde 1996, cita em seu nome oficial, além dos migrantes, também os refugiados.
Vic Hinterlang/ Shutterstock
Vic Hinterlang/ Shutterstock

Cúria Romana dispõe de um organismo próprio para tratar do assunto desde 1912, com o Ofício Especial para a Imigração, instituído por Pio X. Antes, era a Congregação para a Propagação da Fé que cuidava dos migrantes. A repartição ganhou grande impulso de Pio XII, que em 1952 publicou a constituição apostólica Exsul Familia, primeiro documento eclesial dedicado especialmente ao tema.
Em 1970, Paulo VI deu mais autonomia ao órgão, tornando-o a Pontifícia Comissão para o Cuidado Espiritual dos Migrantes e Itinerantes, renomeado em 1988 como Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.
Finalmente, no início de 2017, o organismo se tornou a Seção Migrantes e Refugiados, dentro do novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. O fato curioso é que, em um movimento inédito, o papa Francisco nomeou-se como responsável direto pela seção.
Além do dia 29 de setembro próximo, outras datas recordam os migrantes e refugiados na esfera internacional e nacional, tanto na Igreja quanto em organismos da sociedade.
O grande número de datas muitas vezes confunde as pessoas. Por isso, o A12 lista todas aqui, para você conferir sempre que precisar.
Vic Hinterlang/ Shutterstock
Vic Hinterlang/ Shutterstock

A Organização das Nações Unidas (ONU)
 tem duas datas significativas, criadas no ano 2000:
18 de dezembro, que é o Dia Mundial do Migrante ou das Migrações;
20 de junho, Dia Mundial do Refugiado.
No Brasil, no dia 25 de junho (ou no domingo que precede este dia), é celebrado o Dia do Migrante, data que foi instituída pela CNBB. O dia é precedido pela Semana Nacional do Migrante, que em 2019 está na sua 34ª edição. O objetivo é mobilizar as comunidades em todo o Brasil para refletir sobre um tema relacionado à realidade da migração.
Promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes Nacional (SPM), a semana produz materiais de divulgação como cartazes, texto-base e um livro com sugestões de encontros.
Outra data também é comemorada desde que foi criado um decreto, em 14 de novembro de 1957, quando o documento nº 30.128, assinado pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, determinou o 1º de dezembro como Dia do Imigrante. Essa data foi escolhida para coincidir com o período do Advento, que significa "vinda, chegada". Porém, noMemorial do Imigrante, localizado na capital paulista, a festa acontece em 25 de junho, mesmo dia que foi instituído pela CNBB.
Comemore migrantes e refugiados nestas datas a seguir:
20 de junho;
25 de junho;
Último domingo de setembro (29 de setembro, em 2019);
1º de dezembro;
18 de dezembro.

Imigrante, migrante, refugiado. Qual a diferença?
Shutterstock
Shutterstock

Imigrante é aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar.
 Portanto, o termo "imigração" é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro, enquanto "emigração" significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro.
Migração também significa um movimento, mas pode ser utilizado para descrever a mudança entre regiõesEx: Eduardo migrou de Sergipe para São Paulo. O indivíduo que emigra é chamado emigrante.
Já os refugiados são pessoas que deixam seus países para escapar da guerra e da perseguição, e podem provar isso de alguma forma. Qualquer pessoa que se muda de um país a outro é considerada imigrantea não ser que esteja fugindo de guerras ou perseguição, ou seja, quando é refugiado.
A.12.com
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário