segunda-feira, 10 de junho de 2019

Ministro venezuelano acusa Acnur de mentir sobre migração do país

Arreaza acusou Acnur de inchar número de imigrantes
O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, acusou neste domingo (9) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) de mentir sobre os números de imigração do país, que a organização estima que tenha ultrapassado os 4 milhões nos últimos 41 meses.
"Depois do fracasso do golpe de Estado, como estratégia contra a Venezuela retomam a matriz migratória que tinha desaparecido da imprensa desde janeiro. A derrota e o desespero os leva a reciclar temas, readequando a obsessiva agressão contra o país", disse ele no Twitter.
Arreaza afirmou que o Acnur "mente e aumenta os números" com a intenção de obter mais recursos com destino incerto.
O chefe da diplomacia chavista criticou também o fato de o Acnur expressar preocupação com os venezuelanos com imagens feitas do departamento de Guajira, "território abatido pela pobreza extrema e abandonado pelo Estado colombiano, onde morreram milhares de crianças por desnutrição".
As declarações foram dadas um dia depois de a atriz norte-americana Angelina Jolie, enviada especial do Acnur, parabenizar nessa região, que fica na fronteira com a Venezuela, a resposta humanitária da Colômbia para ajudar os venezuelanos chegam.
Em entrevista coletiva em Guajira, ela pediu ontem que a comunidade internacional auxilie na resolução do problema, que se agrava diariamente.
Na sexta-feira, o Acnur e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgaram que mais de 4 milhões de pessoas já saíram da Venezuela. Mais de 1,3 milhão está na Colômbia.
Agencia Efe
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário