segunda-feira, 17 de junho de 2019

34ª Semana do Migrante em todo país



Uma semana de atividades vai marcar a 34ª Semana do Migrante em todo país
Comecou ontem  domingo, dia 16, a 34ª Semana do Migrante, que se encerrará dia 23 deste mês. Como a temática da semana é sempre relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, em 2019 o tema da 34ª Semana do Migrante é: “Migração e Políticas Públicas” e o lema: “Acolher, proteger, promover, integrar e celebrar. A luta é todo dia”.


Texto-base, rodas de conversa e roteiro de celebração ecumênica enviados às comunidades. Foto: Assessoria de Imprensa CNBB/Daniel Flores

Neste tempo propício convidamos todos os agentes da Pastoral dos Migrantes, as pastorais de conjunto, homens e mulheres de boa vontade, sensíveis à dor do outro, para refletir e buscar pistas de ação, a partir do convite do papa Francisco para acolher, proteger, promover e integrar o migrante”, disse dom José Luiz Ferreira Sales, bispo de Pesqueira (PE), referencial do Setor da Mobilidade Humana, integrado à Comissão Episcopal Pastoral Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).

Indígenas migrantes venezuelanos em Roraima. Fotos: Jaime Patias
Neste contexto, dom José Luiz informa que Serviço Pastoral dos Migrantes vem atuando para que sejam realizadas ações para oferecer possibilidades mais amplas de entrada segura e legal nos países de destino, ações em defesa dos direitos e da dignidade dos migrantes e refugiados, bem como oportunidades para que se realizem como pessoas em todas as dimensões humanas.
O bispo lembra que um conjunto de materiais sobre a realidade da migração no Brasil e para dinamizar ações durante a semana (Texto-base, Roda de Conversa e Roteiro de Celebração Ecumênica) foi enviado às Igrejas particulares e para as comunidades onde as organizações que integram o Setor de Mobilidade Humana atuam. Duas datas importantes marcam a semana. No dia 20, comemora-se o Dia Mundial do Refugiado e no dia 25 o Dia do Migrante.
Histórico – Em 1980, a Igreja Católica no Brasil, por meio da CNBB, lançou a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Migrações” e o “lema Para onde vais?” para motivar a sociedade brasileira a refletir sobre o movimento migratório da época, seus desafios e o apelos de atenção a esta população em movimento.
Em dezembro de 2003, por ocasião do 17º Plano Pastoral Bienal para os anos 2004/2005, a CNBB constituiu o Setor das Pastorais da Mobilidade Humana com o objetivo de ”favorecer o aprofundamento da temática da Mobilidade Humana e articular as Pastorais do Setor, para a integração das atividades que a Igreja desenvolve neste âmbito, dando visibilidade ao fenômeno da mobilidade humana em suas várias formas e expressões, com vistas a contribuir para uma nova sociedade onde ninguém se sinta estrangeiro ou excluído”.
Hoje integram o SMH da CNBB, o Apostolado do Mar, a Pastoral Rodoviária, Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais e Pastoral das Migrações (Serviço Pastoral dos Migrantes, Missão Católica Polonesa e Pastoral Nipo-Brasileira).
CNBB
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário