Foto: Besouro de Fomento Social / Pedro Garcia
A Besouro de Fomento Social e a OIM, Agência da ONU para as Migrações, renovam parceria para implementação do projeto “Oportunidades para Jovens Migrantes e Brasileiros”. A colaboração, iniciada em 2020, com projeto voltado ao empreendedorismo de pessoas migrantes, foca este ano em ações direcionadas ao público jovem em situação de vulnerabilidade de migrantes e brasileiros das comunidades de acolhida com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.
Iniciado em março, o novo projeto busca apoiar a inserção no mercado de trabalho, a inclusão social e a ambientação cultural. Nos primeiros meses já foram concluídas quatro turmas, no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e no Distrito Federal, formando 134 alunos, sendo 94 venezuelanos, três provenientes de Cuba, outros três do Haiti, um do Peru e 33 do Brasil. A partir de 24 de julho, jovens em Florianópolis começarão a capacitação em Hotelaria, enquanto em Cuiabá a formação em Técnica de Vendas terá início no dia 31 de julho.
Além de receberem conhecimentos técnicos, os alunos participam de várias etapas e temas durante o curso: projeto de vida, mercado de trabalho, acesso à informação culturais dos estados, educação financeira, ambientação linguística, capacitação profissional, empregabilidade e, por fim, acompanhamento dos jovens empregados em suas novas ocupações.
O currículo desenvolvido durante as formações também procura estimular o protagonismo, a autonomia e a geração de renda dos participantes, contribuindo para a sua inclusão social e econômica. Os cursos têm metodologias de ensino próprias da Besouro de Fomento Social, são presenciais e de curta duração.
Vinicius Mendes Lima, Diretor Executivo da Besouro, conta que esse projeto é mais um recurso que a organização tem para preparar os jovens do país. “A parceria com a OIM possibilita que a gente amplie ainda mais nossa atuação e permita que os migrantes também tenham acesso à informação e conhecimentos básicos - tanto culturais como burocráticos - do Brasil”, destaca.
Para Michelle Barron, gerente sênior de projetos da OIM, “Esta parceria com a Besouro oferece aos jovens migrantes e brasileiros novas oportunidades para desenvolver suas habilidades de vida, ter acesso a empregos e realizar seus sonhos de um futuro de crescimento, aprendizado e contribuição para suas comunidades. A OIM e a Besouro estão trabalhando juntas para apoiar esses jovens a alcançarem os seus objetivos”.
O projeto “Oportunidades para Jovens Migrantes e Brasileiros” tem previsão de turmas em dez estados brasileiros e a expectativa é atender 400 jovens até de o final de 2023. Entre os cursos que serão oferecidos estão Atendente de Farmácia, Design Gráfico, Design de Unhas, Mídias Sociais, Hotelaria e Técnico em Vendas. As informações sobre as novas turmas e inscrições são divulgadas nas redes socias da Besouro de Fomento Social.
Essa iniciativa é realizada no âmbito do projeto “Oportunidades”, implementado pela OIM com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
brazil.iom.int/pt-br
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário