quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Missão Paz lança série de vídeos sobre mulheres migrantes e refugiadas

 


A Missão Paz, organização que atua há mais de 80 anos dando apoio e acolhimento a pessoas migrantes e refugiadas em São Paulo, acaba de lançar uma série de vídeos que trata da vida de mulheres migrantes e refugiadas.

Na produção ‘Vozes e Olhares‘, é possível conhecer as histórias de mulheres congolesas, filipinas e venezuelanas que vieram em busca de uma vida melhor no Brasil.

A série foi produzida em parceria com o Feitos de Coragem, projeto audiovisual que registra histórias de migração, e conta com três vídeos documentais e seis animações. “Nosso desejo é que esses preciosos relatos de vida possam nos inspirar a criar novas realidades no contexto migratório”, comenta o coordenador da Missão Paz, o Padre Paolo Parise.

Em cada um dos três vídeos documentais é apresentada a história de uma mulher: Hortense Mbuyi, da República Democrática do Congo; Jona Acosta, das Filipinas; e Rockmillys Basante, da Venezuela. Elas explicam seus motivos para virem ao Brasil e os desafios que encontraram em suas trajetórias. Falam também da saudade dos filhos e das famílias que ficaram para trás, como é a adaptação a uma nova cultura, os abusos sofridos em seus países de origem e no Brasil, e a batalha que têm hoje por uma vida mais digna e feliz.

Para Clarissa Paiva, assessora de projetos da Missão Paz e idealizadora da série, o objetivo é “acolher, ouvir e apoiar as mulheres migrantes e refugiadas que corajosamente dividiram conosco suas histórias”.

Os vídeos de animação também são fruto de relatos de mulheres migrantes e refugiadas transformados em arte pela curitibana Katia Horn. As narrações são feitas pelas próprias personagens das histórias.

Os vídeos serão publicados ao longo dos meses de novembro e dezembro tanto no site e nas redes da Missão Paz quanto nas redes sociais do Feitos de Coragem.

Juliana Lima 

/observatorio3setor

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário