quarta-feira, 24 de novembro de 2021

México anuncia 2.500 autorizações para dissolver caravana de migrantes

 

Foto AFP

Uma das caravanas de migrantes que viajam pelo México em busca de chegar aos Estados Unidos conseguiu acordos com autoridades para a obtenção de mais de 2.500 autorizações de visitante por motivos humanitários, o que levou o governo a declarar dissolvida a concentração.

Héctor Martínez Castuera, diretor do Instituto Nacional de Migração (INM), foi nesta terça-feira (23) à cidade de Mapstepec, em Chiapas, para conversar com integrantes de uma caravana de mais de 2.500 pessoas que saiu na última segunda-feira de Tapachula, no mesmo distrito.

"Vamos transferi-los para 10 estados do país (...) Oferecemos-lhes, além do cartão que poderão renovar, alojamento em albergues e alternativas de emprego, entre outros", disse Martínez à imprensa.

A partir de terça-feira, os migrantes começaram a ser transferidos em ônibus para 10 estados do centro, sul e oeste do México.

"A carava migrante está dissolvida (...) determinaram esta tarde no município de Mapstepec a suspensão da marcha", informaram o INM e o ministério do Interior em um comunicado divulgado após o acordo.

Outra caravana de cerca de 600 migrantes que saiu do estado de Chiapas há um mês estava no estado de Veracruz na terça-feira. O grupo iniciou a marcha com mais de 2.000 pessoas, mas no caminho centenas desistiram ou aceitaram a autorização humanitária.

Enquanto isso, milhares de migrantes presos em Tapachula bloquearam uma importante rodovia em protesto porque o INM não cumpriu uma oferta semelhante de conceder-lhes autorizações e levá-los para outros estados.

Na segunda-feira, as autoridades haviam montado em um estádio local uma estrutura para prosseguir com o trâmite das permissões, mas foram surpreendidos por milhares de migrantes. O processo foi suspenso devido ao tumulto gerado.

"Ontem foi cancelado por causa do conflito; os agentes da imigração pararam de atender devido à desordem. O governo não tem uma resposta conclusiva sobre como vai nos ajudar e enquanto isso não acontecer os problemas continuarão", disse o hondurenho Darío Fernández, que viaja com sua esposa e três filhos.

O fluxo de migrantes sem documentos, que fogem da violência e da pobreza, se multiplicou após a chegada à presidência nos Estados Unidos do democrata Joe Biden, que prometeu analisar seus casos.

Mais de 190 mil migrantes foram detectados pelas autoridades mexicanas entre janeiro e setembro, três vezes mais do que em 2020. Cerca de 74.300 foram deportados.

Estado de Minas

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário