Karin Keller-Sutter, Ministra da Justiça suíça, em uma entrevista coletiva em Atenas, em 22 de outubro Keystone / Yannis Kolesidis
A Europa deve impedir a imigração ilegal dentro do espaço Schengen, diz a Ministra da Justiça suíça Karin Keller-Sutter. Se a União Europeia não consegue proteger sua fronteira externa, não pode haver liberdade de viagem dentro da Europa, insiste ela.
Tendo retornado recentemente de visitas de trabalho à Bósnia e Herzegovina e depois à Grécia, Keller-Sutter disse que a Europa deve tomar medidas coordenadas contra a migração secundária. Isto é, quando os migrantes saem do país em que chegaram pela primeira vez para buscar proteção ou reassentamento permanente em outro lugar.
Em uma entrevista ao jornal suíço Neue Zürcher Zeitung (NZZ) na segunda-feira, ela apontou que apenas 2% de todos os migrantes que chegam à Bósnia realmente pedem asilo lá - "a maioria quer entrar no espaço Schengen", a zona livre de passaportes da qual a Suíça é membro. A Grécia também serve como um ponto de trânsito para muitas pessoas, segundo ela.
"A migração secundária tornou-se um teste de estresse para todo o sistema de asilo europeu", disse ela, acrescentando que era necessária uma política comum de repatriação europeia.
"Se os refugiados pudessem escolher em que país queriam viver, esse seria o início do fim do sistema de Dublin".
swissinfo.ch
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário