quarta-feira, 21 de outubro de 2020

OIM e Visão Mundial lançam projeto focado em mulheres e geração de renda

 

  • Vencer as barreiras de um novo idioma e se inserir no mercado de trabalho são dificuldades que migrantes e refugiados encontram ao chegar em um novo país. Para apoiar essas pessoas, especialmente as mulheres em condições de vulnerabilidade, a ONG Visão Mundial, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lança o projeto ADELANTE – Un mundo de nuevas oportunidades.
  • O intuito é alcançar 1.125 venezuelanas e mulheres migrantes e refugiadas de países vizinhos ao Brasil maiores de 18 anos. A iniciativa visa promover o empreendedorismo por meio da nano economia e impulsionar pequenos negócios que fomentem a geração de renda.
  • O projeto será implementado em cinco cidades brasileiras: Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), durante quatro meses. A Visão Mundial e a OIM esperam que as beneficiárias consigam autonomia e independência, com o autoemprego em pequenos negócios.
Centro de triagem de refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus
Centro de triagem de refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus

Vencer as barreiras de um novo idioma e se inserir no mercado de trabalho são dificuldades que migrantes e refugiados encontram ao chegar em um novo país. Para apoiar essas pessoas, especialmente as mulheres em condições de vulnerabilidade, a ONG Visão Mundial, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), lança o projeto Adelante – Un mundo de nuevas oportunidades.

O intuito é alcançar 1.125 venezuelanas e mulheres migrantes e refugiadas de países vizinhos ao Brasil maiores de 18 anos. A iniciativa visa promover o empreendedorismo por meio da nano economia e impulsionar pequenos negócios que fomentem a geração de renda.

O projeto será implementado em cinco cidades brasileiras: Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), durante quatro meses. A Visão Mundial e a OIM esperam que as beneficiárias consigam autonomia e independência, com o autoemprego em pequenos negócios.

“A integração econômica, em especial para as venezuelanas e mulheres migrantes e refugiadas de países vizinhos ao Brasil em condição de vulnerabilidade, é a solução duradoura para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas no país. Com essa parceria, a OIM espera contribuir para o futuro sustentável de mais de mil mulheres e suas famílias”, ressalta a gerente de projetos da OIM, Michelle Barron.

Durante os meses de outubro e novembro, serão realizadas capacitações sobre educação financeira implementadas pela metodologia de Grupos de Oportunidades Locais de Desenvolvimento (GOL.D), que proporciona geração de renda a comunidades vulneráveis. Também serão promovidas atividades de integração e bate papo virtual com empreendedores.

Estão previstas ainda oficinas e treinamentos sobre empreendedorismo, com aulas de educação financeira e criação de plano de negócios. As atividades serão realizadas em português e espanhol.

“Nossa perspectiva é impactar positivamente a vida das beneficiárias com as metodologias, workshops e toda a programação que está sendo preparada para fomentar a criação de nano negócios e empreendimentos. Com isso, as mulheres poderão ter sua sustentabilidade e autonomia econômica. Sabemos o quanto elas podem ter suas vidas transformadas a partir da educação financeira e estamos muito motivados”, destaca o gerente do projeto Adelante na Visão Mundial, Marcelo Meneses.

O nano empreendedorismo é uma expressão utilizada para definir quaisquer iniciativas rentáveis, por menores que sejam. No âmbito do projeto Adelante, diz respeito a uma variedade de opções de modelos de negócios que estão pré-desenvolvidos, prontos para serem adaptados por cada empreendedor e potencializados por grupos de pessoas que trabalharão juntos na gestão da iniciativa.

As participantes que comparecerem a no mínimo 75% das atividades do projeto receberão o certificado de conclusão e um cartão-benefício com aporte financeiro de R$ 500, que poderá ser usado como capital-semente para o desenvolvimento de um pequeno negócio. As beneficiárias contarão com o acompanhamento e apoio dos mobilizadores da Visão Mundial durante todo o projeto.

Para as atividades realizadas presencialmente, tendo em vista a pandemia da COVID-19, serão rigorosamente cumpridos os protocolos sanitários exigidos pela Organização Mundial de Saúde e(OMS), com turmas reduzidas, de modo a garantir a segurança de todas as beneficiárias e equipes do projeto. Nos locais de programação, as participantes receberão gratuitamente equipamentos de proteção individual, como máscaras descartáveis, além de álcool em gel.

Adelante é realizado no marco do Projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, implementado pela OIM e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Como participar

As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro pelo e-mail marcelo_meneses@wvi.org ou whatsapp no número (85) 99620 1211.

A solicitação de inscrição não garante a vaga. Um e-mail de confirmação será enviado pela Visão Mundial.

Onu

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário