sábado, 3 de outubro de 2020

 


Na próxima segunda-feira, 5, começa a quarta edição da Semana da Educação (#SE2020), promovida pela Faculdade de Educação da USP. Serão cinco dias de programação, incluindo mesas de debate, minicursos e oficinas, todos transmitidos ao vivo pelo Youtube.

Com o título Pontes Abertas: escola e democracia – a urgência de um debate, a #SE2020 acontece entre os dias 5 e 9 de outubro, em diferentes faixas horárias, distribuídas em manhã, tarde e noite. Os interessados não precisam se inscrever para participar, e poderão receber certificados ao final do evento.

“A educação em tempos de isolamento social trouxe à comunidade pedagógica diversificados desafios: estudantes, professoras/es, administração escolar e comunidade foram lançadas/os repentina e abruptamente para a dependência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Acessíveis ou não, cabe questionar se tiveram condições de se estabelecerem e/ou estão sendo criticamente utilizadas em consonância com os novos tempos e espaços educativos”, afirma o comunicado dos organizadores sobre o tema deste ano.

A programação discutirá assuntos como racismo estrutural, educação indígena e ancestralidade, acessibilidade da informação, educação de imigrantes, educação hospitalar, educação de jovens e adultos, crianças com deficiência, relações de gênero, literatura afro-brasileira, pessoas privadas de liberdade, medidas socioeducativas, educação de trabalhadores, pedagogia hip-hop entre outros.

Programação da Semana da Educação

Evento da Faculdade de Educação da USP, com transmissão pelo YouTube de 5 a 9 de outubro

SEGUNDA

5 de outubro

13 às 14 horas

Cerimônia de Abertura: democracia e o papel social da escola

14 às 16 horas

Diálogo: Educação de trabalhadores: os desafios da EJA em tempos de Covid-19

17h45 às 19h15

Oficina: Pedagogia e diálogo com a comunidade de forma prática

19h30 às 21h30

Diálogo: Relações de gênero na escola: alianças, democracia e resistência

TERÇA

6 de outubro

8 às 10 horas

Minicurso: Democracia como uma das vozes da educação (parte I)

11h30 às 13h30

Diálogo: Racismo estrutural e as possibilidades de ação da escola, na contemporaneidade

14 às 16 horas

Diálogo: Educação escolar indígena: ancestralidade, história e cultura

17h45 às 19h15

Oficina: Transcrições para o braille: aspectos textuais para a acessibilidade da informação

19h30 às 21h30

Diálogo: Educação de imigrantes: uma janela para o mundo

QUARTA

7 de outubro

8 às 10 horas

Minicurso: Democracia como uma das vozes da educação (parte II)

11h30 às 13h30

Diálogo: Educação hospitalar: busca por direitos e os desafios educacionais no contexto do hospital

14 às 16 horas

Diálogo: O papel do psicólogo na educação especial inclusiva

17h45 às 19h15

Oficina: LIBRAS: a importância da Língua no ambiente escolar

19h30 às 21h30

Diálogo: Identidades e diferenças: valorizando tempos e espaços da educação indígena

QUINTA

8 de outubro

8 às 10 horas

Oficina: Contação de literatura infantil africana e afro-brasileira nas escolas

11h30 às 13h30

Diálogo: O direito à Educação das pessoas privadas da liberdade

14 às 16 horas

Diálogo: Relações de gênero: democracia, educação e interseccionalidade

17h45 às 19h15

Minicurso: Dos parques infantis aos parques sonoros: intervenções sonoras com as crianças ocupando os territórios

19h30 às 21h30

Diálogo: Educação Especial: Atividades, jogos e brincadeiras para crianças com deficiência

SEXTA

9 de outubro

8 às 10 horas

Diálogo: Educação Especial: Atividades, jogos e brincadeiras para crianças com deficiência

11h30 às 13h30

Diálogo: Educação de trabalhadores: entre a luta e a perda de direitos

14 às 16 horas

Diálogo: Relação étnico-racial: o chão da escola e a construção de um repertório antirracista

17h45 às 19h15

Minicurso: Educação de trabalhadores: uma perspectiva da colocação dos trabalhadores na educação

19h30 às 21h30

Diálogo: O direito à educação e às medidas socioeducativas


Jornal.Usp.br

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