segunda-feira, 11 de junho de 2018

Portos italianos fechados para os imigrantes


Resultado de imagem para Barco com migrantes e barrado na Italia
O novo Ministro do Interior, Matteo Salvini, “fecha os portos italianos” para a embarcação Aquarius. Esta encontra-se nas águas do Mediterrâneo com 629 imigrantes resgatados na noite anterior nas vizinhanças da costa Líbia.

A decisão foi tomada depois que nos dois dias anteriores, 9 e 10 de junho, cerca de mil imigrantes desembacaram no sul da Itália, provenientes da Líbia, no outro lado do Mediterrâneo.

A respeito da decisão de Salvini, convém ater-se à intervenção de um representantes da ONU: “O salvamento de vidas no mar deve permanecer como uma prioridade absoluta de todo governo”.

Por sua vez, o fundador da Emergency, Gino Strada, atacou a política migratório do governo que acaba de tomar posse: “Estou desconcertado. Tenho 70 anos e não pensava mais ver ministros racistas ou esbirros à frente do meu país. Não têm consideração pelas vidas humanas”.

Na passagem de um governo para outro, ocorreu aquilo que se previa: evidente que a Líbia atenuou o controle sobre a saída de imigrantes, e assim recomeça o fluxo a partir do norte da África. Talvez um sinal daquele país na direção do novo governo italiano.

Resta saber o que será do Aquarius e seus passageiros, bem como de outras embarcações que, segundo informações, já se encontram a caminho da Itália.

  Jornal Corriere della Sera

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário