sexta-feira, 28 de julho de 2017

Situação dos emigrantes na Venezuela mobiliza governo central e regional

Sérgio Marques chefia a comitiva do Governo Regional que reúne, esta tarde, com o ministro dos Negócios Estrangeiros para debater o modelo de apoio aos cerca de 4 mil luso descendentes regressados da Venezuela.

Sérgio Marques, secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, chefia a delegação regional que se reúne, esta tarde, com o Governo da República, para coordenar a estratégia de atuação e de acolhimento dos cerca de 4 mil emigrantes na Venezuela que regressaram à Madeira, nos últimos meses, em consequência da instabilidade político-econômica que assola o País.
Em cima da mesa, no encontro com o ministério dos Negócios Estrangeiros, vão estar questões relacionadas com o emprego, a saúde, educação e os apoios para a implementação de medidas de auxílio aos emigrantes que regressaram ao arquipélago.
Recorde-se que o secretário de Estado para as comunidades reuniu recentemente no Funchal com diversas entidades diretamente ligadas ao dossier dos emigrantes luso venezuelanos. Na Madeira, Luís Carneiro tomou conhecimento do relatório sobre a migração elaborado pelo Gabinete de Apoio aos Emigrantes Madeirenses regressados da Republica Bolivariana da Venezuela (GAEV).
Entre as 22 propostas deste organismo, está a a agilização do processo de repatriação, a dispensa dos emigrantes dos emolumentos para a emissão de documentos consulares, o reforço do apoio social aos idosos carenciados e a priorização os pedidos de registo civil ou de nacionalidade. São estes também outros dos temas que vão ser analisados, hoje, em Lisboa.
Para já os executivos central e regional não ‘abrem o jogo’ sobre o apoio financeiro a disponibilizar aos emigrantes. Sérgio Marques diz mesmo que o montante monetário não deve ser divulgado após o encontro de hoje.
Minuto a minuto 
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário