As autoridades federais de imigração dos Estados Unidos divulgaram no começo desta semana que vão aumentar a quantidade de voos com brasileiros deportados. De acordo com as informações, a partir deste mês serão enviados ao Brasil dois aviões por semana.
A alteração ocorreu depois que o governo norte-americano solicitou que que a frequência dos voos fosse triplicada e de acordo com o jornal O Globo, “o Itamaraty confirmou que esta solicitação foi feita em agosto”. O órgão destacou que o governo brasileiro consentiu, mas de forma temporária e sob algumas condições.
Uma das condições impostas pelo Itamaraty é em relação ao tratamento dado aos brasileiros e que o uso de algemas durante os voos deve ser revisto. O Ministério das Relações exteriores disse que o governo brasileiro vai acompanhar como estes novos procedimentos serão adotados e que vai assegurar um tratamento humano aos brasileiros deportados.
Uma das explicações dada pelo Itamaraty é que o aumento da frequência de voos vai reduzir o tempo de permanência de brasileiros nos centros de detenção. Todos os detidos estão com ordem final de deportação e não terá chances de serem libertos para ficar nos EUA. Além disso, maioria está longe de seus familiares. “Por isso a importância de mais voos”, explicou.
Dados recentes divulgados pelo Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês), somente neste ano, um total de 47.484 brasileiros foram detidos tentando entrar ilegalmente nos EUA. Isso significa um aumento de 400% em relação ao ano anterior, quando 9.147 foram presos.
A Polícia Federal do Brasil divulgou no final de semana a chegada de mais um avião com brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos após serem pegos durante a travessia da fronteira com o México. De acordo com as informações, a aeronave chegou ao aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na sexta-feira (03).
Esta prática de deportação se tornou comum e desde que começou, no Governo Trump, já soma 34 voos e mais de dois brasileiros deportados. O atual presidente, Joe Biden, que assumiu o cargo sob a promessa de que tornaria a sua administração mais amena aos imigrantes, já enviou 12 aviões ao Brasil.
Dados fornecidos pela PF, afirmam que até o momento já foram chegaram ao Brasil 2.388 brasileiros em voos fretados pelo governo norte-americano. A maioria foi detida na fronteira.
Ainda, de acordo com as informações dos próprios brasileiros, eles viajaram algemados, passaram fome e sofreram descaso durante 10 horas de voo.
braziliantimes.com
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário