sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Séries Originais vai à fronteira com a Venezuela mostrar a vida de imigrantes

 

Foto CNN

O segundo episódio da série que percorre as fronteiras do Brasil para investigar os desafios enfrentados pelas autoridades nas regiões mais remotas do país, o CNN Séries Originais chega os limites do país com a Venezuela. Com a entrada proibida por causa da pandemia do novo coronavírus, cerca de mil venezuelanos pisam em solo brasileiro irregularmente. A rota da imigração passa por montanhas, rios, florestas e aldeias indígenas e o objetivo de todos é o mesmo: começar uma vida melhor no Brasil.

O episódio mostra a situação dos venezuelanos nas cidades de Pacaraima, em Roraima, e na capital Boa Vista. Além de pagar os atravessadores, os venezuelanos, muitas vezes, também são obrigados a pagar propina a soldados do exército do país vizinho. “A travessia custa, tem um valor aproximado de 200 a 250 dólares por pessoa. Se vem de carro. se vem de ônibus, o valor é de 100 dólares", relata.

A produção do Séries Originais mostra o trabalho da Acnur, a Agência da ONU para refugiados, que acolhe os venezuelanos em abrigos. “São situações que vão muito além da falta de comida, falta acesso a medicamentos, a serviços básicos, estamos falando de uma grave e generalizada violação de direitos humanos, que infelizmente compreende um grande leque de situações muito difíceis”, diz a coordenação da agência.

CNN

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário