terça-feira, 26 de janeiro de 2021

SJMR inaugura novo centro de atendimento para refugiados e migrantes em Porto Alegre

 Com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), novo centro de atendimento do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados amplia os serviços de assistência humanitária gratuita às pessoas de outras nacionalidades.


Entrada do novo centro de atendimento para refugiados e migrantes do SJMR, parceira do ACNUR, em Porto Alegre (RS). Foto: SJMR/Janaina Santos

Um novo centro de atendimento para refugiados e migrantes foi lançado na última sexta-feira (22) pelo Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) em Porto Alegre (RS). Com o apoio e financiamento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o novo centro conta a prestação de diversos serviços e atendimentos gratuitos a refugiados e migrantes. Dessa forma, amplia-se na região sul as ações de acolhida, proteção e integração dessa população.

Para o diretor nacional do SJMR Brasil, Padre Agnaldo Júnior, “além de ampliar o atendimento direto a refugiados e migrantes em Porto Alegre e região metropolitana, continuaremos desenvolvendo os projetos que já há muitos anos estamos conduzindo nessa região. Também seguiremos nosso trabalho em parceria com outras organizações, assim como a atuação firme nas instâncias de incidência sobre a temática do refúgio e da migração”, enfatizou.

Além do apoio do ACNUR, o novo centro de atendimento do SJMR Porto Alegre conta com a parceria do Fundación Panamericana para el Desarrollo (Fupad). Com a abertura deste novo espaço, será possível aumentar a capacidade de atendimento em diferentes áreas de intervenção: acolhimento e proteção, atenção psicossocial, assessoria jurídica, incidência política e integração socioeconômica e comunitária.

“A inauguração do centro de atendimento do SJMR em Porto Alegre é um passo extremamente importante para a garantia do acesso a direitos para a população refugiada e migrante, tornando-se uma referência no atendimento e prestação de serviços não apenas na capital gaúcha, mas também no Rio Grande do Sul – o terceiro estado que mais recebeu venezuelanos pela estratégia de interiorização do Governo Federal”, afirma Gisele Netto, assistente sênior de campo do ACNUR.

O coordenador do SJMR Porto Alegre, Lucas do Nascimento, destaca ainda os atendimentos presenciais aos refugiados e migrantes, por meio de agendamento prévio.




“Nosso atendimento será realizado de portas abertas para acolher os refugiados e migrantes do estado que precisem de apoio, proteção e integração local. Com esse novo formato e com uma equipe especializada, ampliamos nossos atendimentos e assistência humanitária no Rio Grande do Sul”, ressalta Nascimento.

Apesar da pandemia da Covid-19, os atendimentos serão presenciais, respeitando todas as medidas de distanciamento social e uso de máscara e álcool gel, sendo implementados mediante agendamento prévio.

O SJMR NO BRASIL

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) é uma instituição internacional da Companhia de Jesus especializada em migração, deslocamento forçado e refúgio, presente em 56 países.

Com a prestação de serviços gratuitos, milhares de pessoas já foram beneficiadas pelas intervenções emergenciais, nas áreas de proteção social, documental e jurídica, inserção laboral, cursos de língua portuguesa e de qualificação profissional, além de apoio psicossocial e pastoral.

No Brasil, o SJMR possui o escritório nacional localizado em Brasília (DF) e quatro centros de atendimento: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e agora em Porto Alegre (RS).

O novo centro de atendimento do SJMR em Porto Alegre está localizado na rua Rua General Caldwell, 651, no bairro Menino Deus. O horário de atendimento se dá das 9h às 17h e informações adicionais podem ser adquiridas pelo email atendimentopoa@sjmrbrasil.org

Onu

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário