sábado, 2 de fevereiro de 2019

Entendendo a xenofobia, o medo de estranhos que gera ódio

Resultado de imagem para Entendendo a xenofobia, o medo de estranhos que gera ódio
A xenofobia é o medo irracional ou antipatia das pessoas que são diferentes de si, particularmente dos estrangeiros. O termo xenofobia se origina das palavras gregas xénos (estranho) e phóbos (medo).
Portanto, xenofobia significa essencialmente o ‘medo de estranhos’. No entanto, é mais comumente usado para descrever ódio ou hostilidade, especialmente em relação a imigrantes, migrantes e refugiados de outros países.
A xenofobia é um tipo de fobia específica, um distúrbio mental bastante comum. Portanto, quando esses pontos de vista afetam de maneira significativa e negativa a vida de uma pessoa, ela pode se qualificar para o diagnóstico de fobia específica. (Apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico.)
Além disso, a xenofobia não precisa ser limitada àquelas pessoas de uma etnia diferente. A homofobia, o medo de pessoas de diferentes origens culturais e até o medo daqueles que se vestem, falam ou pensam diferentemente podem ser considerados subconjuntos da xenofobia.
Ainda é bastante debatido por pesquisadores se a xenofobia se qualifica como uma desordem psicológica. Muitas pessoas acabam confundindo xenofobia com racismo, devido as características apresentadas por esse comportamento.
Xenofobia e Ódio
O desejo de pertencer a um grupo é penetrante e primitivo. Ao longo da história, aqueles que se uniram em famílias, tribos ou clãs prosperaram, enquanto indivíduos que foram separados por escolha ou circunstâncias enfrentaram perigos e oportunidades limitadas.
Embora a identificação forte com um grupo específico possa ser saudável, também pode levar a conflitos com quem não pertence ao determinado grupo. É natural e possivelmente instintivo querer proteger os interesses do grupo. Infelizmente, essa proteção natural muitas vezes faz com que os membros de um grupo evitem ou até mesmo ataquem aqueles que são vistos como diferentes, mesmo que eles não representem nenhuma ameaça legítima.
Esse tipo de comportamento levou a inúmeros crimes de ódio, perseguições, guerras e desconfiança generalizada. A xenofobia é tem um grande potencial para causar danos a outras pessoas, em vez de afetar apenas aqueles que sofrem com isso.
Sintomas da xenofobia
Certamente, nem todo mundo que sofre de xenofobia começa guerras ou executa crimes de ódio. A maioria das pessoas que apresentam esse comportamento é capaz de conter suas reações e viver dentro das normas sociais.
Um xenófobo pode se sentir desconfortável com pessoas que se encaixam em um grupo diferente do seu. Evita bairros específicos, corta amizade com certas pessoas apenas devido à sua cor de pele, modo de se vestir ou outros fatores externos.
Escola Educaçao
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário