sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Agência americana criou universidade falsa para apanhar imigrantes

A.U.S. Immigration and Customs Enforcement (Ice), agência responsável pela aplicação das leis de imigração nos Estados Unidos, montou um elaborado esquema destinado a incentivar imigrantes a cometerem um crime federal e depois prendê-los. De acordo com documentos judiciais divulgados pela Detroit Free Press, o serviço federal criou uma falsa instituição do ensino superior, a University of Farmington, no Michigan, ativa entre 2015 e este ano, destacou agentes para assumirem o papel de funcionários, promovendo a instituição e dando informações sobre a mesma e, depois de matricular cerca de 600 alunos, acabou por prender 146 - 145 indianos e uma palestiniana -, além de vários intermediários que os ajudaram a tratar da burocracia envolvida, acusando-os de fraude.
O crime que lhes é imputado? Precisamente terem-se matriculado numa instituição falsa, obtendo benefícios ilegítimos em termos de direitos de residência. A Ice garante que os detidos estavam "conscientes" de que se tinham matriculado numa instituição ilegal mas as informações que têm vindo a ser reveladas sugerem que muitos destes foram objetivamente enganados pelo serviço federal, que segundo a Detroit Free Pressterá chegado ao ponto de incluir a instituição numa lista de universidades aprovadas publicada na sua página de Internet.
O caso está também a gerar uma onda de indignação na Índia, país de quase todos os detidos. De acordo com a imprensa local vários dos alunos que se matricularam na universidade de Ciências e Tecnologias, que nunca funcionou, eram jovens oriundos de meios rurais, que tinham viajado para os Estado Unidos com a expectativa real de se qualificarem numa instituição norte-americana. Muitos terão mesmo contraído empréstimos bancários para suportarem os custos com as viagens e as propinas cobradas, que totalizavam cerca de dez mil euros.
Diario de Noticias
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário