Em nota, secretário-geral António Guterres expressou compromisso das Nações Unidas com a implementação do acordo e registrou solicitação venezuelana para receber assistência; anúncio foi feito na Cidade do México, onde representantes do governo da Venezuela e da oposição se reuniram em debate sobre saída para crise.
As Nações Unidas elogiaram um acordo preliminar que visa o fim da crise política na Venezuela.
O anúncio ocorreu na Cidade do México após encontro de dois dias entre representantes do governo e da oposição no país sul-americano.
Saúde, alimentação e educação
Em nota, emitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou o acordo assinado pelo governo venezuelano e pela Plataforma Unitária da Venezuela.
Ambas as partes concordaram que os recursos do Estado devem ser direcionados a iniciativas de saúde, alimentação, educação e energia elétrica para que a população possa ser assistida e protegida.
Segundo agências de notícias, ambos os lados do conflito político querem que bilhões de dólares, congelados no exterior, sejam liberados a favor dos venezuelanos.
Desde a eleição de 2013 do presidente Nicolás Maduro, a Venezuela tem sido alvo de sanções. Desde 2018, vários bancos internacionais decretaram a retenção de fundos após alegações de fraudes nas eleições.
Noruega e México
O secretário-geral da ONU informou estar ciente do pedido da Venezuela de receber assistência e expressou o compromisso da organização para apoiar a implementação do acordo anunciado na Cidade do México, com base nos mandatos e autoridades relacionadas às Nações Unidas.
Ele pediu aos principais atores políticos na Venezuela para seguirem comprometidos com as negociações no México alcançando novos acordos sobre os desafios políticos, sociais e de direitos humanos enfrentados pelo país.
Para Guterres, o acordo, anunciado no sábado, é um marco importante que promete maiores benefícios ao povo venezuelano.
O líder das Nações Unidas agradeceu à Noruega pelo empenho em facilitar as negociações assim como ao México por ser o anfitrião das conversações.
Onunews
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário