terça-feira, 21 de setembro de 2021

Saiba como funciona o encaminhamento de estrangeiros ao mercado de trabalho em Brusque

 

Foto Marcelo Camargo /Agencia Brasil

A vinda de imigrantes, que enxergam Brusque como uma oportunidade de uma vida mais próspera, segue acontecendo mesmo durante o período de pandemia. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social Jocimar dos Santos, a prefeitura tenta fornecer todo o auxílio possível para que o imigrante regularize sua situação na cidade.

A disponibilidade de empregos e o caráter industrial da cidade são algumas das razões que atraem estrangeiros para cá, identifica a Secretaria. Outro motivo é a proximidade com o Litoral.

“A língua também acaba sendo um obstáculo, então temos contato com a Polícia Federal, fazemos o agendamento e encaminhamos para Itajaí para fazer a documentação e damos suporte, inclusive transporte para ir até lá. Fornecemos também alimentação e também encaminhamos para o Sine para tentar o mercado de trabalho”.

Ele destaca que, atualmente, a maioria dos estrangeiros que vêm para Brusque nesta situação é da Venezuela. Há alguns anos, uma quantidade grande de haitianos procuravam a cidade, mas o número já não é tão representativo.

Atendimento

Jocimar conta que, há algum tempo, visitou Chapecó e conheceu uma central de apoio aos imigrantes que existe na cidade. Para Brusque, a secretaria ainda estuda a possibilidade da instalação de uma sala para esse atendimento exclusiva em uma área mais central, mas ainda é uma ideia inicial, já que a demanda não costuma ser diária, e sim, esporádica.

“Não é uma quantidade como cidades de fronteira. Em Chapecó, a demanda é enorme. Só neste ano, atenderam 9 mil imigrantes, mas nossa realidade é bem diferente, pequena comparada a esse número”.

A secretaria tem uma coordenadora que faz esse atendimento com os estrangeiros, por enquanto, no prédio da prefeitura. O telefone para contato é o 47 3251-1963.

O Município

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário