quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Racismo e migrações: Vidas reais explicadas em livro às crianças


Uma coleção de livros informativos para crianças, dedicada a questões sociais da atualidade, e que abordam temas como o racismo e as migrações, é publicada esta semana em Portugal, pela Bertrand Editora.

Ambos ilustrados por Hanane Kai, os dois primeiros volumes desta coleção intitulam-se Racismo e intolerância, de Louise Spilsbury, e Refugiados e migrantes, escrito por Ceri Roberts.

No primeiro, a autora explica o que é o preconceito, como se comporta uma pessoa intolerante, porque é que somos todos diferentes e merecemos ser tratados por igual. Em Refugiados e migrantes, há explicações sobre concessão de asilo, elencam-se algumas razões de quem migra, e pode ler-se que há pessoas que fogem do país onde vivem, porque “sonham ter uma casa quente e confortável, cuidar da sua família, ter trabalho ou ir à escola”.

Tanto num como no outro, a narrativa é dirigida a crianças que, de uma maneira geral, vivem num ambiente de paz, com boas condições de vida e num ambiente familiar equilibrado, sendo confrontadas, nas páginas destes livros, com a vida de outras que é marcada pela guerra, pelo sentimento de injustiça.

A coleção As crianças e o mundo foi publicada originalmente em 2016, tendo sido editados mais dois títulos, um sobre guerras e conflitos e outro sobre pobreza e fome, inéditos ainda em Portugal.

Delas
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário