terça-feira, 9 de outubro de 2018

Exposição itinerante em shoppings de Manaus retrata imigração na Amazônia


Show zcid020610 p01 34019d9b fe5b 473f 95c7 63cdd0a8adab

Qual a contribuição das famílias de imigrantes para a construção da Amazônia? Parte dessa história estará disponível à população de Manaus, a partir da próxima quarta-feira (10), em uma exposição que será realizada pela Associação PanAmazônia. A mostra será itinerante, inicia no Manaus Plaza Shopping, Zona Centro-Sul, sendo transferida, em seguida, para o Studio 5, na Zona Sul, e assim, sucessivamente, para outros centros comerciais ou locais de grande circulação de público na cidade.

O acesso é gratuito e o horário de funcionamento será o mesmo do estabelecimento onde estiver em exibição. De acordo com o diretor executivo da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, com fotos e textos montados em painéis, a exposição “Amazônia – Contribuição das famílias de imigrantes para a construção regional” é uma forma de homenagear a participação de famílias israelitas, portuguesas, sírio-libanesas e japonesas no processo de formação socioeconômico da região.
“Escolhemos algumas famílias de um vasto universo, pois seria impossível retratar todas. Esperamos que o conjunto das comunidades étnico-nacionais homenageado na mostra se sinta representado”, disse.
Entre as famílias escolhidas, segundo Arce, então Benchimol, Benzecry, Chamma, Haddad, Oyama e Daou. Em geral, explica ele, todas as histórias relatadas têm em comum as enormes dificuldades dos imigrantes ao chegarem à Amazônia e a superação por meio de muito esforço, atingindo o sucesso no final.
“Nesse sentido, as histórias dessas famílias constituem um verdadeiro estímulo às presentes gerações, em especial, aos jovens, ao deixar claro que as dificuldades da vida devem servir de incentivo para avançar, sem, jamais, deixar-se abater”, afirmou.
Exemplo para os jovens
Para o diretor executivo da Associação PanAmazônia, os relatos merecem ser conhecidos, além de serem muito pertinentes para o momento atual, quando se vê, em alguns setores da sociedade, o crescimento de sentimentos xenófobos, sobretudo para com o povo venezuelano que tem migrado para o Brasil, em razão da crise social, política e econômica naquele país.
“É uma opinião equivocada essa, pois eles vêm para contribuir. Além disso, não podemos nunca esquecer que todos nós, ao menos nossos antepassados, fomos também imigrantes um dia”, apontou.
Silane SouzaManaus (AM)
A critica
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário