sexta-feira, 22 de setembro de 2023

OIT saúda iniciativa global EUA-Brasil sobre trabalho decente

foto Guillaume Horcajuela-EPA

O diretor-geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, saudou uma nova parceria entre os Estados Unidos e o Brasil para proteger o trabalho decente em um mercado de trabalho em rápida mudança.

A Parceria EUA-Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores foi lançada pelos presidentes dos dois países, Joseph Biden e Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo diretor-geral da OIT, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, no dia 20 de setembro. O evento também contou com a presença de dirigentes sindicais dos Estados Unidos e do Brasil.

A nova parceria identifica cinco áreas prioritárias de ação:

  • Salvaguardar os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, o que inclui a luta contra o trabalho forçado, o trabalho infantil e a exploração dos trabalhadores e das trabalhadoras.
  • Promover o trabalho seguro e decente, garantindo que os países e as empresas sejam responsabilizados pelo impacto dos seus investimentos na saúde, nos salários e nos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
  • Defender uma transição centrada nos trabalhadores e nas trabalhadoras para a energia limpa, garantindo que a mudança para tecnologias mais limpas seja equitativa e beneficie todos os membros da força de trabalho.
  • Garantir que as novas tecnologias, como a inteligência artificial e as plataformas avançadas, beneficiem os trabalhadores e as trabalhadoras, salvaguardando ao mesmo tempo os seus direitos.
  • Combater a discriminação no local de trabalho, garantindo que ninguém seja deixado para trás, para criar um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo para todas as pessoas.


“ Quer sejam os seus trabalhadores da indústria automóvel ou qualquer outro trabalhador sindicalizado, os lucros recordes das empresas devem significar contratos recordes para os trabalhadores sindicalizados. Hoje, tenho orgulho de estar ao lado de um grupo de líderes que pensam exatamente da mesma maneira, no momento em que lançamos a nossa nova Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores”, disse Biden. “Este anúncio é também um convite a todos os líderes globais e a todas as organizações laborais para se juntarem a nós – para se juntarem a nós e se comprometerem com um futuro melhor – onde os trabalhadores de todas as nações serão tratados com dignidade e respeito. As nossas economias e as nossas nações serão todas mais fortes por causa disso”, acrescentou.

“Essa iniciativa será levada avante pelo presidente dos Estados Unidos e por mim, em todos os fóruns internacionais que eu participar”, enfatizou o Presidente Lula. “O Brasil preside, no ano que vem, o G20. Em 2025, nós vamos presidir os BRICS. Em 2025, nós vamos ter a COP 30 lá no coração da Amazônia. Em todos esses fóruns, pode estar certo, que nós iremos trabalhando e tentando criar condições para que todos os governantes do mundo aceitem o protocolo como esse que estamos assinando aqui, porque todo ser humano, homem ou mulher, preto ou branco, tem direito ao trabalho decente.” disse.

“A OIT trabalha há mais de 100 anos para promover a causa da justiça social e do trabalho decente”, disse Houngbo. “A nossa estrutura única de governança tripartite confere aos trabalhadores, aos empregadores e aos governos um estatuto igualitário no nosso trabalho. Temos uma compreensão incomparável de como o trabalho decente pode construir vidas melhores, economias melhores e sociedades melhores. É por isso que acolhemos inequivocamente esta Parceria entre Estados Unidos e Brasil pelos Direitos dos Trabalhadores.”

ilo.org

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário