O Instituto está aceitando professores voluntários na ação. (Foto: Divulgação)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais disputadas jovens e adultos em todo o país, portanto, o Projeto Enem, foi criado para ajudar migrantes e refugiados com estudos, como forma de apoiar aqueles que pretendem iniciar uma formação no país em que escolheram viver.
O cursinho gratuito, terá seis semanas de duração, é uma continuação do curso preparatório para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), iniciado em julho.
O Projeto é uma iniciativa do Instituto Pirilampos, em parceria com o Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que surgiu a partir da necessidade de levar informação, acesso à educação e a oportunidades para dentro dos abrigos, ocupações espontâneas e comunidades indígenas.
A presidente da Instituição, Mariann Gonçalves, explicou que ações que preparam os jovens para um futuro de oportunidades é prioridade. “Ficamos felizes em fazer essa ponte de incentivo para as oportunidades. Porque quando a gente mostra para os adolescentes que eles não estão sozinhos nessa etapa e de que há esse apoio, eles se sentem mais confiantes em continuar.”
A idealizadora do projeto, Yulibeth Carpintero, explica que, em setembro, o foco do cursinho é atrair adolescentes migrantes e refugiados que estão cursando o Ensino Médio e que desejam fazer o ensino superior. “Como venezuelana, sei como é chegar a um lugar diferente, com um idioma diferente. Eu sei como é se sentir perdido e não entender como funciona o lugar onde estamos, mas isso não impede de trazermos em nossa bagagem sonhos e esperanças. Fico muito feliz de participar de um processo em que posso ajudar meus colegas venezuelanos a ter acesso a oportunidades”, contou.
PROFESSOR VOLUNTÁRIO
O Instituto está aceitando professores voluntários na ação, para as seguintes matérias. Biologia, artes, química, redação, física, matemática, história, língua estrangeira, geografia, literatura, filosofia, português e sociologia.
Os interessados devem entrar em contato através do número: 95 98106-6391.
folhabv.com.br
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário