terça-feira, 3 de maio de 2022

Acolhimento aos imigrantes na educação

 


A vinda de imigrantes tem sido percebida nos diferentes espaços do município de Araucária. Essas pessoas enfrentam dificuldades diariamente, como a distância de sua família, amigos, cultura e principalmente da língua nativa. Na educação a sua chegada também trouxe desafios. No ano de 2020 havia 62 crianças/estudantes imigrantes na rede pública municipal de ensino; em 2021 esse número chegou a 115.

Buscando mapear e acompanhar a realidade educacional, a Secretaria Municipal de Educação fez um novo levantamento em 2022 junto às unidades educacionais. Como resultado foram identificadas, até a presente data, 137 crianças/estudantes, sendo 42 nos Centros Municipais de Educação Infantil e 95 no Ensino Fundamental, o que demonstra uma ampliação gradativa nas matrículas.

Na maioria das vezes essas famílias não têm condições de oferecer o auxílio adequado na realização das atividades escolares, já que elas ainda não dominam aspectos importantes da língua portuguesa, como a escrita, a leitura e o entendimento, faltam recursos financeiros e tecnológicos, culminando com a incompreensão sobre os conteúdos apresentados.

Dessa forma, a Secretaria de Educação do Município de Araucária, embasada pela Lei de Migração nº 13445/2017 e pela Resolução CNE nº 1/2020 sobre o direito de matrícula de crianças e adolescentes migrantes, tem buscado oferecer subsídios para minimizar as dificuldades. Iniciou, assim, o atendimento caso a caso nas unidades educacionais, priorizando as chegadas recentes de crianças/estudantes ao Brasil. Em um primeiro momento, é realizada a mediação entre professores, equipe pedagógica e família/responsável da criança/estudante imigrante, com possibilidade de tradução nesse diálogo, quando necessário.

A partir dessa conversa inicial, alguns encaminhamentos são apontados, entre eles: realização de dinâmicas em sala de aula para facilitar o acolhimento e inclusão da criança/ imigrante com seus colegas de turma e entre estudantes imigrantes de uma mesma escola; elaboração de materiais didáticos bilíngues para estudantes já alfabetizados em sua língua materna; e orientações e encaminhamentos à família sobre seus direitos e deveres. Esse trabalho de integração auxilia na aproximação da escola com a família dos estudantes e faz com que estes se sintam acolhidos, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Para informações sobre o atendimento aos imigrantes, entrar em contato com atendimento.imigrantes@ educacao.araucaria.pr.gov. br ou pelo telefone 3614- 7406.

Departamento de Ensino Fundamental

opopularpr.com.br

www.miguelimigrante.blogspot.com


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