quinta-feira, 19 de novembro de 2020

DA DEPORTAÇÃO À CIDADANIA: CONHEÇA O BRASILEIRO QUE LUTOU POR 15 ANOS E MUDOU A LEI DE IMIGRAÇÃO DOS EUA

 


O carioca Kelmer Neves, de 44 anos, conseguiu transformar um processo de deportação em naturalização. Foto: Arquivo pessoal

Conquistar a cidadania americana foi para o carioca Kelmer Neves, de 44 anos, muito mais do que um sonho, mas uma vitória depois de 15 anos de uma batalha legal contra a deportação que foi parar na Suprema Corte, mudou a lei de imigração dos EUA e virou um documentário.

Quando chegou ao país, por causa de um falso advogado, Neves recebeu uma ordem de deportação. Com muita dedicação, estudo e persistência, conseguiu mudar o rumo de sua história e hoje ajuda outros imigrantes como assessor jurídico e intérprete. Morando em Deerfield Beach, ele contou detalhes de sua história.

Gazeta News -De quem foi a ideia de produzir o documentário com seu caso?

Kelmer Neves - Quando os advogados disseram que o meu caso não tinha solução e que eu deveria sair do país, eu comecei a estudar leis de imigração para lutar por justiça com o intuito de pegar o Green Card e fazer um documentário sobre a minha luta. Em 2018 eu conheci o produtor Tiago Lopes e ao saber da minha história ele sugeriu fazer o documentário.

GN - O que você recomenda aos imigrantes para que não sejam vítimas?

KN - Eu recomendo que procurem saber se o advogado é membro da American Bar Association e da American Immigration Lawyers Association para que não caiam em processos fraudulentos.

GN - Pode descrever a sensação de quando soube do resultado depois de tantos anos de luta?

KN- Como foram muitos anos de luta e espera, foi algo que aconteceu gradualmente desde que o advogado do governo concordou em reabrir o caso até o juiz de imigração revogar a minha deportação e o oficial da imigração aprovar o meu Green Card. Foi uma sensação de alívio e confiança na justiça dos EUA.

GN- Qual foi a maior dificuldade em todo esse período?

KN - Além das dificuldades financeiras por gastar cada centavo que eu ganhava no meu processo, posso dizer também que ficar sem poder ir ao Brasil durante esse tempo todo foi muito difícil. Eu pensei várias vezes em desistir, mas nunca tive coragem.

GN- Como descreve o sistema de imigração dos EUA?

KN - O sistema de imigração dos EUA é muito complexo, e por muitas vezes bem rígido. Porém, quando as cortes divergem em suas opiniões de como uma lei de imigração é interpretada, isso abre espaço para debates nas cortes superiores e possíveis aberturas de um precedente para mudança na lei (que foi o que aconteceu no meu caso, que era visto como "impossível" de reverter, mas no final foi revertido).

GN - Como assessor jurídico, já viu algum caso parecido com o seu?

KN - Já vi e trabalhei em muitos casos complicados, mas nunca vi um caso parecido com o meu. Mas acredito que existam casos como esse que possam ser resolvidos, basta ter persistência.

gazetanews.com

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário